O América conseguiu sua segunda vitória consecutiva na noite deste domingo (31), ao vencer o Avaí por 3 a 1 no Independência, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada do Brasileirão. Henrique Almeida e Everaldo, duas vezes, marcaram para Coelho, enquanto Bissoli descontou. O triunfo no confronto direto fez o Coelho respirar na competição.
A partida marcou a estreia de Benítez com a camisa do América. O argentino entrou aos 18 minutos do segundo tempo e participou dos dois gols do Coelho. No terceiro, marcado por Everaldo, o ex-jogador do Vasco quem deu a assistência.
Pelo lado do Avaí, a partida marcou a estreia de Paolo Guerrero. O peruano também entrou no segundo tempo e chegou a ter uma grande chance para marcar, mas Juninho o travou.
Com a vitória, o América chegou aos 24 pontos, enquanto o Avaí ficou preso nos 21. O Coelho abriu, agora, quatro pontos para a primeira equipe dentro da zona de rebaixamento: o Cuiabá, com 20.
Agora, o América visita o Juventude, neste sábado (6), às 16h30. Já o Avaí recebe o Corinthians, na Ressacada, às 19h do mesmo dia. Os dois jogos são válidos pela 21ª rodada do Brasileirão.
Primeiro tempo movimentado
O Avaí abriu o placar logo em sua primeira finalização, aos 3 minutos do primeiro tempo. Após erro de Luan Patrick na saída de bola, Jean Pyerre interceptou e acionou o ponta-esquerda Natanael, que fez um cruzamento na medida para Guilherme Bissoli, que de cabeça complementou no canto esquerdo alto do goleiro Matheus Cavichioli.
Foi o nono gol de Bissoli no Brasileirão. Só três jogadores balançaram mais as redes que o centroavante do Leão da Ilha: Calleri (10), Pedro Raul (11) e Germán Cano (12).
Logo depois, aos cinco minutos, Danilo Avelar cabeceou sobre o gol em escanteio. Aos 13, mais uma vez o América finalizou para fora: Bressan cortou um cruzamento mal, e Henrique Almeida emendou, mas a bola subiu demais.
Aos 18, o América assustou o adversário após tabela entre Juninho e Matheusinho. O meia, no entanto, chutou em cima do adversário.
Seis minutos depois, o América teve sua primeira grande chance na partida. Avelar e Felipe Azevedo tabelaram na esquerda, e o ponta-esquerda cruzou para trás. Everaldo dominou e bateu, mas a bola explodiu na defesa do Avaí.
Logo após, aos 26 minutos, Matheusinho sofreu falta quase na risca da área, mas Danilo Avelar jogou longe, por cima do gol.
O empate do América finalmente saiu aos 33 minutos. Matheusinho cruzou, a bola passou por três possíveis finalizadores e sobrou para Henrique Almeida. O centroavante bateu de primeira e balançou as redes. A arbitragem de vídeo até checou, mas confirmou o gol.
O Avaí só voltou a finalizar aos 37 minutos. O lateral-direito Kevin recebeu sem marcação na intermediária e disparou uma bomba, obrigando Cavichioli a espalmar para escanteio.
Dois minutos depois, uma roubada de bola na intermediária quase resultou na virada do Coelho. Matheusinho colocou Henrique Almeida na cara do gol, mas Vladimir impediu o segundo gol.
Instantes após a chance clara, o Avaí quase retomou a vantagem no placar: William Pottker deu um tapa no fundo e cruzou: a bola quase passou por baixo de Cavichioli, sobrou dentro da área e foi afastada pelo América.
Henrique Almeida ainda teria uma terceira chance no primeiro tempo: Everaldo roubou de Cortez na saída de bola e rolou para o centroavante, que cortou para a esquerda, mas finalizou em cima de Renato Chaves. O América ainda teve outra finalização, de Felipe Azevedo, mas que saiu à esquerda de Vladimir.
Everaldo brilha e vira para o América
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o América teve mais uma grande chance com Henrique Almeida. Danilo Avelar cruzou, e o centroavante cabeceou sozinho, mas mandou por cima do gol.
Aos 17 da etapa complementar, Matheusinho roubou de Eduardo e cruzou rasteiro para Lucas Kal, que na marca do pênalti bateu em cima de Vladimir.
Logo na sequência, Mancini mexeu por atacado e deixou o Coelho com apenas um volante: saíram Lucas Kal, Felipe Azevedo e Henrique Almeida para as entradas de Benítez, Pedrinho e Wellington Paulista.
O Avaí chegou a ter um gol anulado. Em bola parada, Bissoli recebeu cruzamento e cabeceou sem chances para Cavichioli, mas o centroavante estava impedido.
A virada do América veio aos 24 minutos do segundo tempo. Pedrinho recebeu na esquerda e cruzou. Wellington Paulista fez um belo corta-luz, e Everaldo bateu cruzado, o primeiro gol neste Brasileirão.
Após a virada, Mancini colocou Iago Maidana em campo, tirando Matheusinho e adiantando Éder para recompor o meio-campo. Já o Avaí promoveu a entrada de sua principal contratação para o segundo semestre: o peruano Paolo Guerrero, que entrou no lugar de Bissoli.
E o centroavante ex-Corinthians teve sua grande chance aos 34 da segunda etapa: ele arrancou em contra-ataque, mas foi travado por Juninho no momento exato da finalização. O volante era o único jogador do América antes de Cavichioli.
No momento em que o Avaí ensaiava uma pressão, Bressan errou na saída de bola, e Benítez enfiou um bolão para Everaldo. O atacante cortou para a canhota e bateu no ângulo, marcando seu segundo gol na partida.
Por tirar a camisa, Everaldo tomou um cartão amarelo e está suspenso para a próxima rodada. O jogo seguiu sem destaques até o final.
Ficha técnica
América: Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Patric), Luan Patrick, Éder e Danilo Avelar; Lucas Kal (Martín Benítez), Juninho e Matheusinho (Iago Maidana); Everaldo e Felipe Azevedo (Pedrinho); Henrique Almeida (Wellington Paulista)
Avaí: Vladimir; Kevin (Renato), Bressan, Arthur e Cortez; Eduardo (Vitinho), Raniele e Jean Pyerre (Jean Cleber); Pottker, Natanael (Muriqui) e Bissoli (Guerrero)
Gols: Bissoli, aos 3 minutos do 1º tempo (Avaí); Henrique Almeida, aos 34 minutos do 1º tempo e Everaldo, aos 24 e 44 minutos do 2º tempo (América)
Local: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Wanderson Alves de Sousa (MG)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartão amarelo: Everaldo (América)
Público: 2.215
Renda: R$ 46.962,00