América e Paraná vão fazer neste sábado (11), na Arena Independência, o confronto das duas piores equipes do returno do Campeonato Brasileiro.
Após 13 rodadas, o América aparece em 19º lugar, com duas vitórias, seis empates e cinco derrotas (aproveitamento de 30,77%). Já o Paraná está em 20º, com quatro empates e nova derrotas (aproveitamento de 10,26%).
Os clubes também se destacam negativamente nas estatísticas como os dois piores ataques da Série A. O América balançou as redes adversárias 27 vezes, enquanto que o Paraná fez apenas 14 gols.
Após o complemento da 32ª rodada nessa segunda-feira (5) com a vitória do Sport sobre o Ceará por 1 a 0, o alviverde caiu do 17º para o 18º lugar na tabela, com 34 pontos, enquanto que o Tricolor da Vila se manteve em 20º, com 18.
O resultado do Sport também serviu para confirmar o Paraná como primeiro clube matematicamente rebaixado para a Série B na próxima temporada.
Faltando seis rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro, a briga para não ficar com uma das três vagas restantes do rebaixamento deve ficar entre Corinthians, Vasco, Botafogo, Ceará, Sport, Vitória, América e Chapecoense.
A permanência do América na elite nacional para 2019 vai depender da conquista de 11 dos 18 pontos que o clube ainda vai disputar pela competição.
Até o dia 2 de dezembro, data prevista para a última rodada da Série A, o Coelho vai atuar em casa contra o Paraná, o Santos e o Bahia e sai para enfrentar o Internacional, o Palmeiras e Fluminense.