O América se prepara para uma longa viagem no próximo domingo (13) pela Copa Libertadores. O elenco americano vai até Guayaquil, para enfrentar o Barcelona na terça-feira (15), pela terceira fase da competição internacional. Diferente de Assunção, no Paraguai, a viagem ao Equador é mais longa, e exigirá uma logística especial do clube para evitar o desgaste do elenco. Guayaquil está a cerca de 6.146 quilômetros de Belo Horizonte e por isso o coordenador do Núcleo de Performance, Leonardo Cupertino falou com exclusividade à rádio Super como o clube se preparou para esse deslocamento.
“Juntamente com a comissão técnica e todos os departamentos do clube, principalmente o núcleo de performance, a gente vem buscando achar uma logística que seja menos desgastante para os atletas. Que possibilite eles chegarem dois dias antes para que possam ter uma noite de sono boa e que estejam aptos para desenvolver a melhor performance na partida. Nós temos algumas prioridades, e essas prioridades são: sono, alimentação e uma boa pré-hidratação, então, acredito que tudo está sendo minuciosamente controlado para alcançarmos os nossos objetivos lá (Equador)”, explicou.
Para evitar o desgaste dos atletas, o técnico Marquinhos Santos dividiu a equipe em duas frentes. O time considerado titular ficou em Belo Horizonte. Esses atletas serão poupados no duelo contra o Uberlândia. Com isso um time alternativo, provavelmente o mesmo que atuou diante do Villa Nova, seguiu de ônibus para o Triângulo Mineiro. Mas Cupertino revelou que isso era um planejamento do clube desde o fim do ano passado.
“Desde que alcançamos esses objetivos, no final da temporada passada, adotamos o discurso que nós lutamos muito, queremos muito participar de todas essas competições mais importantes do país e do continente, o América se preparou para isso. A questão da prioridade é sempre o próximo jogo, óbvio que existe um grau de importância de uma competição internacional, mas é sempre o próximo jogo”, comentou.
O técnico Marquinhos Santos comandou, nesta manhã, um treino com os atletas que seguiram para o Triângulo Mineiro, e no período da tarde comandará um treinamento com a equipe que enfrenta o Barcelona-EQU. O comandante viajará para Uberlândia, de avião, no sábado pela manhã. Após o duelo contra o Periquito, os atletas americanos retornam para Belo Horizonte. Vale lembrar que Marquinhos pode utilizar, na partida contra o Barcelona, alguns jogadores que viajaram para Uberlândia, como Matheusinho, Felipe Azevedo e Índio Ramírez.
Independente da opção do treinador, Leonardo Cupertino afirmou que o clube está bem estruturado, e que Marquinhos pode usar o que tem de melhor para cada jogo.
“Umas das questões mais importantes é que o clube está bem estruturado e procura, a cada dia que passa, melhorar. Isso são controles de treinamento. O controle de treinamento é dado para a comissão técnica diariamente para individualizar o máximo, tanto os treinamentos como o processo recuperativo desses atletas. A partir desses dados, lógico, de acordo com a forma de jogar, o treinador tem isso em mãos para que ele possa escalar o melhor no momento”, concluiu.
A delegação do América deixa a capital mineira rumo ao Equador, em voo fretado, no domingo às 16h. Chega em Guayaquil por volta das 22h. Os detalhes finais como onde ficarão hospedados e o local de treino ainda não foram divulgados pelo clube.