Com 90% de chances de rebaixamento à Série B, segundo o site do Infobola, o América pode precisar de 100% de aproveitamento nos seus quatro últimos jogos pelo Campeonato Brasileiro para não cair. Se a situação por si só já é muito complicada, fica pior quando é avaliado o retrospecto no ano: em nenhum momento em 2018 o Coelho venceu quatro partidas seguidas.
Em 50 jogos na temporada, sendo 14 pelo Campeonato Mineiro, dois pela Copa do Brasil e 34 pelo Brasileiro, o clube obteve a sua melhor sequência no Estadual: em duas oportunidades conseguiu três vitórias e um empate. Existem projeções que consideram que com mais três vitórias, chegando a 43 pontos, o alviverde tenha chance de escapar da degola.
Em 18º lugar e sem vencer há 11 jogos, o América teve sua melhor sequência na Série A entre a 15ª e a 17ª rodadas: venceu Internacional e Santos e empatou com o Palmeiras. A saída do técnico Enderson Moreira, que se transferiu para o Bahia, desestabilizou a equipe. Ricardo Drubscky comandou o time em dois jogos, com duas derrotas, e foi substituído por Adílson Batista, que, após bom início, foi demitido por maus resultados e da queda para a zona de rebaixamento.
A missão de salvar o América foi dada a Givanildo Oliveira, que na estreia, contra o Internacional, acabou derrotado. O treinador pernambucano, no entanto, mantém a confiança de que é possível conquistar os pontos de que o clube precisa para não ser rebaixado.
Os quatro últimos adversários são o Santos e o Bahia, em casa, e o Palmeiras e o Fluminense, fora. Se não cair, o América conseguirá, pela primeira vez em três participações na Série A no sistema de pontos corridos, manter-se na elite por duas temporadas seguidas. A queda, por sua vez, deixaria o Coelho como o clube mais vezes rebaixado na Série A. Seriam seis rebaixamentos um a mais que o Vitória.
Treinador parA 2019. Uma fonte ligada ao América garante que já existem conversas entre a diretoria alviverde e o técnico Givanildo Oliveira para a permanência do treinador em 2019, para comandar o time na primeira ou na segunda divisão do Brasileiro. O contrato atual é apenas até o fim desta temporada, mas deverá ser renovado. A informação é do repórter Jorge Luiz, da rádio Super Notícia 91,7 FM.
-
O TEMPO Sports | Notícias sobre o futebol, Atlético MG, Cruzeiro, vôlei e mais
-
Confira os jogos deste domingo na Copa América de Vôlei Feminino
-
Jardim relata dificuldade do Cruzeiro no mercado: 'Jogadores querem dinheiro'
-
Bayern de Munique confirma lesões de Musiala, que vai passar por cirurgia
-
Cruzeiro sofre primeira derrota no Mineiro sub-20, mas mantém vantagem na liderança