Para manter os 100% de aproveitamento na Copa do Brasil, o América visita o Botafogo nesta quinta (14), às 21h, no Engenhão, em jogo que vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Como venceu o duelo de ida, por 3 a 0, no Independência, o Coelho pode até perder por dois gols de diferença que avança para a próxima fase da competição.
Diferente do que aconteceu na partida em Belo Horizonte, dessa vez o técnico Vagner Mancini não poderá contar com os atacantes Wellington Paulista e Everaldo. Paulista se recupera de uma lesão no músculo semimembranoso da coxa direita. Everaldo, por sua vez, teve uma tendinite na parte posterior da coxa esquerda.
Porém, Mancini terá à disposição o zagueiro Éder e o atacante Henrique Almeida, que não atuaram contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, porque estavam suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Iago Maidana, Danilo Avelar e Aloísio devem aparecer no time titular, uma vez que voltaram ao time na última partida.
A equipe que avançar do confronto desta quinta garante R$ 3,9 milhões na conta, premiação dada para os oito melhores clubes do torneio. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio de um sorteio, irá definir os confrontos das quartas de final.
Botafogo
Precisando reverter o placar de 3 a 0 do jogo de ida, o Botafogo terá que superar o Coelho por três gols, algo que nunca aconteceu com o clube na história da competição. O alvinegro, nas três oportunidades que perdeu o jogo de ida por três gols de diferença, não conseguiu se classificar.
Nas quartas de final do torneio, em 1991, o Coritiba levou a melhor, 3 a 0 na primeira partida e no duelo de volta 1 a 1. Em 2006, na segunda fase, foram dois revés para o Ipatinga: 3 x 0 e 1 x 3. Já em 2016 o carrasco do Glorioso foi o Cruzeiro, na fase oitavas de final, o Botafogo perdeu em casa, por 5 a 2, e em Belo Horizonte, Cruzeiro 1 x 0 Botafogo.
Para o compromisso desta quinta, o time carioca terá algumas baixas. O lateral Carlinhos, o volante Kayque e os atacantes Victor Sá e Diego Gonçalves encontram-se no departamento médico. Gustavo Sauer e Rafael estão em processo de transição.
Vale lembrar que o técnico Luís Castro não poderá contar com o zagueiro Víctor Cuesta e o meia Luis Oyama para o duelo desta quinta. Ambos já atuaram na Copa do Brasil, Cuesta pelo Internacional e Oyama defendeu a equipe do Mirassol. Cuesta também está no DM porque fraturou os ossos da face.
Provável Botafogo: Gatito Fernández; Kanu, Joel Carli e Philipe Sampaio; Daniel Borges, Kayque, Patrick de Paula, Chay e Hugo; Vinícius Lopes e Matheus Nascimento. Técnico: Luís Castro.
Provável América: Matheus Cavichioli; Patric, Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho e Matheusinho (Índio Ramírez); Pedrinho, Felipe Azevedo e Aloísio. Técnico: Vagner Mancini.