O América, por intermédio de Leandro Penna, médico do clube, detalhou o procedimento cardíaco realizado no goleiro Matheus Cavichioli. De acordo com o doutor, o jogador, de 35 anos, foi submetido a uma angioplastia após ser diagnosticado com uma lesão obstrutiva em uma das principais artérias do coração, a descendente anterior. A cirurgia foi realizada no Hospital Mater Dei e o goleiro encontra-se internado. 

Penna, em comunicado disponibilizado pelo América, iniciou sua explanação destacando os procedimentos e exames realizados pelo departamento médico do clube que auxiliaram na detecção do problema com o atleta. 

"É importante a gente explicar que todos os atletas profissionais do América passam por uma bateria de exames que têm por objetivo principal a liberação deles para a prática do exercício de alta intensidade. Além disso, a gente consegue reduzir o risco de morte súbita associada ao esporte de alto rendimento. No caso do Matheus, realizamos inicialmente um teste ergométrico, conhecido como teste de esteira, que identificou uma alteração cardiográfica, sugestiva de isquemia miocárdica induzida pelo esforço. Desta forma, realizamos dois exames. uma tomografia de coronárias, posteriormente um cateterismo, que confirmaram uma lesão obstrutiva em uma das principais artérias do coração do atleta. Artéria descendente anterior", disse o médico do América. 

Na sequência, o doutor explicou a opção dos médicos pela realização da angioplastia, dando detalhes do procedimento cirúrgico realizado pela equipe do Hospital Mater Dei. 

"Diante de um caso de obstrução de uma artéria do coração, temos a opção de um tratamento clínico, com o uso de medicações, ou tratamento cirúrgico, seja através da ponte de safena ou por meio da angioplastia. No caso do Matheus, como se tratava de uma lesão grave em uma das principais artérias do coração, foi optado, em discussão com a equipe médica do Hospital Mater Dei, pela realização da angioplastia. A angioplastia consiste na colocação de um stent na região da obstrução da artéria com o objetivo de melhora do fluxo sanguíneo. A cirurgia foi realizada pelos doutores José Guilherme Carneiro e Antônio Carlos Neves no Mater Dei, unidade Santo Agostinho", explicou Leandro Penna. 

Matheus Cavichioli não possui prazo de retorno aos gramados. Ele seguirá internado nos próximos dias para avaliação do corpo médico e o início do processo de reabilitação. A volta aos treinos dependerá da resposta do goleiro à cirurgia, exames periódicos e reabilitação cardíaca. 

"Matheus, no momento, encontra-se internado, aos cuidados da equipe de cardiologia do Hospital Mater Dei e pela equipe de hemodinâmica do Hospital. Matheus deverá permanecer internado alguns dias para a realização de exames e início do processo de reabilitação cardíaca. A reabilitação cardíaca tem como objetivo principal minimizar o risco de complicações decorrentes da cirurgia, reduzir o tempo de internação e melhorar sua aptidão física. Esta reabilitação será realizada pela equipe médica do Mater Dei, equipe de cardiologia do esporte e sob supervisão da equipe médica e fisioterápica do América Futebol Clube. O retorno do Matheus aos treinos e jogos dependerá de uma série de exames que serão realizados e da sua recuperação durante a reabilitação. Esperamos que o atleta se recupere o mais rápido possível e retorne o quanto antes", concluiu Leandro Penna.