A Série B em 2024 já é uma realidade para o América, último colocado do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos. Por mais que os números ainda não apontem o rebaixamento matemático do clube, a chance de uma salvação é semelhante à de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples.
A comparação é feita pelo professor do Departamento de Matemática da UFMG Gilcione Nonato Costa. No site da instituição, que compila uma série de números do torneio, o rebaixamento do Coelho já aparece como inevitável. "Quando uma probabilidade é menor do que 1 em 200 mil, são aproximadas para zero", explica.
Se vencer todos os jogos, o América chegará a 39 pontos. Ainda assim, precisaria de uma combinação improvável de resultados, incluindo goleadas, para empatar com adversários diretos na pontuação e no número de vitórias e levar a melhor no saldo de gols.
O problema aumenta porque esses rivais já estão perto dos 39 pontos: o Goiás (18º) tem 35; Cruzeiro (17º), Vasco (16º) e Bahia (15º), 37; e o Santos (14º), 38. "A chance de rebaixamento do América é maior do que 99,999%", ressalta o professor.
"Se você, por exemplo, vai com uma aposta simples na Mega-Sena, a probabilidade de acertar seria da ordem de 1 em 50 milhões. A probabilidade de o América se salvar é equivalente a essa. Nosso departamento faz de 3 milhões a 4 milhões de simulações por rodada do Brasileiro, por meio de um software. Em todas elas o 16º colocado teria pelo menos 40 pontos", afirma Gilcione.