Sem chances de se classificar para as semifinais do Campeonato Mineiro, o América recebe o Tombense no estádio Independência, neste sábado (19), às 16h30, pela 11ª rodada do Estadual. Na sexta posição da tabela de classificação com 14 pontos, a quatro da Caldense, que ocupa a quarta colocação, o América fica impossibilitado de entrar no G4, já que faltam apenas três pontos para serem conquistados. Já o Tombense, que entrou em campo na quarta-feira (16) pela Copa do Brasil, precisa da vitória para se garantir entre os oito primeiros na tabela de classificação.
Por ter priorizado a Copa Libertadores, o Coelho abriu mão da equipe titular em algumas partidas do Mineiro. Por consequência, ficou fora do G4 após sete anos. Garantido no Troféu Inconfidência, o técnico Marquinhos Santos optou por mandar a campo, no sábado, um time reserva para descansar a equipe principal, que recebeu folga de quatro dias depois da classificação histórica diante do Barcelona de Guayaquil.
América
Na última rodada o América perdeu para o Uberlândia por 2 a 1, no estádio Parque do Sabiá, mas a torcida americana acabou esquecendo o tropeço no Campeonato Mineiro por causa da classificação à fase de grupos da Copa Libertadores. Na terça-feira (15), o time mineiro eliminou o Barcelona, nos pênaltis (5 a 4), e se manteve vivo na competição continental. Agora o América aguarda o sorteio realizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), no dia 25 de março, para conhecer os seus adversários na fase de grupos.
Sem a presença dos jogadores considerados titulares, Marquinhos Santos vai escalar um time reserva para o compromisso contra o Tombense. Mesmo com a ausência dos seus principais jogadores, o Coelho quer a vitória para terminar a fase classificatória do Mineiro na quinta posição e pegar um adversário ‘ teoricamente mais fraco’ na semifinal do Troféu Inconfidência.
Se vencer o Tombense no sábado, o Villa Nova tropeçar, e o Uberlândia não vencer, o América pode enfrentar justamente o Tombense, atualmente na oitava colocação com 11 pontos, na semifinal do Troféu Inconfidência. Pelo regulamento, o quinto colocado enfrenta o oitavo, e o sexto pega o sétimo. A equipe melhor colocada pode optar por realizar o primeiro jogo como mandante ou visitante, e tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.
Tombense
Na quarta-feira (16), o Tombense enfrentou o Moto Club pela segunda fase da Copa do Brasil. O time de Tombos levou a melhor nas cobranças de pênaltis (4 a 2), depois de um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. Essa é aprimeira vez, em cinco participações, que o clube avança para a terceira fase da Copa do Brasil. Garantido no torneio nacional, o Tombense agora luta para se classificar para o Troféu Inconfidência. Na oitava posição da tabela de classificação, o time da Zona da Mata, se perder para o Coelho, pode ser ultrapassado pelo Uberlândia, que tem nove pontos conquistados.
Nesta sexta-feira (18), o Gavião-Carcará finaliza a sua preparação para enfrentar o América com um treino que será realizado no centro de treinamento do Galo, em Vespasiano. O técnico Hemerson Maria vai observar os jogadores e então, definir se repete o time que atuou pela Copa do Brasil ou escala uma equipe alternativa.