Quando o América fechou o empréstimo de Danilo Avelar junto ao Corinthians, sabia das boas opções que poderia ganhar na defesa. Sim, no plural, porque o jogador canhoto de 1,85 metro de altura pode facilmente atuar tanto na zaga quanto na lateral-esquerda, como aconteceu no último jogo do time, contra o Fortaleza.
"Pela minha característica de poder atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, há mais opções táticas para se desenvolver. Então, é possível fazer um ajuste em campo sem necessariamente trocar os jogadores. Acho que pode ser uma solução bem boa. Uma linha de 4 que pode virar uma linha de 5, por exemplo", disse em entrevista coletiva no CT Lanna Drummond.
Segundo ele, não basta apenas o treinador Vagner Mancini escalar a equipe em campo. Os atletas também precisam fazer a leitura do jogo. "Queremos que o time jogue bem, e isso vai muito de como a gente faz a leitura dos jogos. Eu acho que estou muito bem preparado para atuar em ambas as posições. Nos treinamentos, eu jogo como lateral, zagueiro ou terceiro zagueiro. Como eu já disse, eu vim para o América justamente para ser versátil diante da necessidade que o Mancini enxerga", afirmou Avelar.
Leia mais: Com Flamengo pela frente, Avelar diz que o América "cresce" contra grandes times
O Coelho se prepara durante toda esta semana para encarar o Flamengo, no próximo sábado (25), no Maracanã. Como os times possuem os mesmos 15 pontos na tabela do Brasileirão Série A, não há favoritismo, conforme o defensor.
"Fazia anos que um Campeonato Brasileiro não era tão disputado quanto este. Isso mostra que os clubes estão se preparando. Não existe favoritismo de mandante, e sim, que o time que tiver um comportamento melhor e souber aproveitar as oportunidades, vai sair com a vitória. Alguns êxitos vão nos colocar lá em cima de novo", concluiu.
Avelar jogou aproximadamente 10 anos na Europa, atuando em times como Cagliari, Torino e Schalke 04. Pelo América, são quatro partidas, e, também por conta de lesão, não atuou os 90 minutos em nenhuma delas.