Com exceção dos clubes que estão no grupo dos seis primeiros colocados da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o América tem, após a chegada de Adílson Batista, o segundo melhor desempenho entre as equipes que se encontram abaixo do G-6 na competição. Desde de que estreou pelo Coelho, na 15ª rodada, o treinador obteve um aproveitamento de 53,3%, com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Levando em consideração as dez últimas rodadas, o desempenho é semelhante ao do Santos e inferior apenas ao Atlético-PR, que tem um aproveitamento de 59,2%, mas com um jogo menos, contra a Chapecoense. Adílson Batista chegou ao Coelho em 24 de julho. Naquela oportunidade, o time estava na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com apenas 14 pontos conquistados.

Antes da chegada do treinador, o aproveitamento do América nos 14 primeiros jogos do Campeonato Brasileiro havia sido de apenas 33,3%, com quatro vitórias, dois empates e oito derrotas. Adílson Batista conseguiu mudar o rumo da equipe na competição, que após o encerramento da 24ª rodada ocupa o 11º lugar na tabela. O América tem 30 pontos, seis a mais do que o Sport, primeiro clube na zona de rebaixamento. A diferença para o Grêmio, equipe que fecha o G-6, é de 11.

Sul-Americana. Hoje, com a sua colocação na tabela de classificação, o América garantiria uma vaga na Copa Sul-Americana no ano que vem. O Coelho tem o mesmo número de pontos que o Corinthians, equipe que fecha o grupo dos dez primeiros colocados, mas é superado pelos paulistas no saldo de gols. Nas últimas dez vezes em que entrou em campo, o Coelho faz melhor campanha que o Flamengo, equipe que fecha o G-4 e tem vaga direto na fase de grupos da Libertadores.

O rubro-negro tem quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas, o que representa um aproveitamento de 46,6%.A boa campanha do América com Adílson Batista aumenta a confiança da torcida na busca pelo primeiro objetivo do clube, que é se manter na elite na próxima temporada. Segundo o site “Probabilidades no Futebol”, da UFMG, o América tem atualmente apenas 9,7% de chances de ser rebaixado.

Retorno. Recuperado de um desconforto muscular na coxa direita que o deixou de fora da partida com o Ceará, o goleiro João Ricardo participou do treino com bola realizado pelo América nesta quarta (12) pela manhã, no CT Lanna Drumond, e volta a ficar à disposição do técnico Adílson Batista para o confronto deste domingo, contra o Botafogo, válido pela 25ª rodada da Série A.

Últimas dez rodadas do Brasileiro

Veja o aproveitamento de todos os times nas dez últimas partidas.

Internacional - 76,6%

São Paulo - 60%

Palmeiras - 76,6%

Flamengo - 46,6%

Atlético - 60%

Grêmio - 60%

Cruzeiro - 30%

Santos - 53,3%

Fluminense - 43,3%

Corinthians - 36,6%

América - 53,3%

Vitória - 46,6%

Bahia - 40%

Atlético-PR - 59,2% (*)

Botafogo - 26,6%

Vasco - 16,6%

Sport - 16,6%

Ceará - 50%

Chapecoense - 22,2% (*)

Paraná - 10%

(*) Não contabilizado jogo entre Chapecoense e Atlético-PR realizado nesta quarta à noite.