Apesar de ter garantido o melhor início de Campeonato Brasileiro, desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, o América acabou desperdiçando a oportunidade de vencer a primeira partida fora de Belo Horizonte ao empatar por 1 a 1 com o Corinthians. O gol sofrido pelo Coelho aos 36 minutos do segundo tempo fez o time mineiro acender a luz de alerta em relação à etapa final das partidas.

Na Série A, o América sofreu nove gols, sendo sete no segundo tempo, aproximadamente 77% dos tentos. Apenas o primeiro gol na derrota por 3 a 0 para o Santos, e o gol da derrota por 1 a 0 para o Coritiba foram marcados na etapa inicial, e só contra o Athletico-PR, na Arena Independência, a defesa do Coelho não foi vazada. Nos dois últimos jogos, inclusive, o time mineiro abriu o placar, mas não conseguiu segurar a vitória, deixando escapar quatro pontos diante de Botafogo e Corinthians.

Se colocarmos na balança a participação do América na Copa Libertadores os números aumentam. Em 10 jogos, na competição continental, o Alviverde sofreu sete gols na segunda etapa nos jogos contra o Guaraní-PAR, nas duas partidas contra o Independiente del Valle-EQU, no primeiro duelo contra o Atlético, e também na partida de ida contra o Tolima-COL. Os resultados acabaram eliminando o Coelho da competição continental com uma rodada de antecedência.

Contra o Botafogo, na sétima rodada do Brasileirão, o zagueiro Éder chegou a destacar que falta competência para o América segurar os resultados até o fim da partida. A parte física também foi um problema para a equipe, que enfrentou uma maratona de jogos neste início de temporada.

Esta semana, o técnico Vagner Mancini terá pela primeira vez uma semana inteira para treinar a equipe. A última vez que isso aconteceu foi após a eliminação do Coelho no Troféu Inconfidência até a primeira partida da fase de grupos da Libertadores contra o Del Valle. Na ocasião, Marquinhos Santos era o treinador do time, que realizou um amistoso contra o Athletico-PR durante esse intervalo entre os jogos. 

O próximo compromisso do América será contra o Cuiabá, no sábado (4), às 16h30, na Arena Independência, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Na sequência, o Coelho volta a jogar em casa contra o Ceará, na quarta-feira (8), às 19h

.