Na última temporada, o América viveu fase histórica, terminando o Campeonato Brasileiro em oitavo lugar e conseguindoclassificação inédita para a Libertadores. No primeiro semestre de 2022, porém, o Coelho vive um drama já conhecido pelo torcedor em outros anos.

Há cinco jogos sem vencer, é o primeiro time na zona de rebaixamento, brigando, já em fase inicial de competição, para se manter na Série A.

Nesta quarta-feira (29), o presidente do América SAF, Marcus Salum, concedeu coletiva em que reconheceu a má fase do clube, mas garantiu que os trabalhos estão sendo feitos, de forma incessante, para a recuperação do clube na elite do futebol.

"O planejamento desse ano foi muito maior e o plantel é muito mais competente que o do ano passado, mas nossos erros e nossas distrações nos levaram para onde estamos", comentou Salum.

Sobre possibilidades de investidores, o presidente afirmou que existem propostas que estão sendo analisadas e que, inclusive, podem ser anunciadas a "qualquer momento", mas pede cautela. "O América tem muitas pessoas interessadas e propostas em andamento. Podemos surpreender com uma proposta a qualquer momento. Mas, a responsabilidade é muito grande ao se fazer um negócio onde se vende as ações da SAF. Não se pode fazer qualquer negociação. Não é só pegar um talão de cheques e 'sair contratando'", comentou.

O gestor garante que as propostas precisam ser analisadas com muita calma e seriedade para que o negócio faça sentido para ambas as partes.

"Em nome de fazer um investimento no futebol, não posso colocar em risco um clube. Não achem que o América deixou de investir por causa disso. Pelo contrário. O América investiu muito mais que no ano anterior e tem mostrado solidez, tem condições de tocar sem um investidor. Vai chegar um momento em que ele vai chegar e vamos mudar o patamar, mas não é em nome disso que eu tenho que fechar um negócio", garantiu Salum.

Reforços no elenco

Projetando a abertura da janela de transferências, que ocorre no dia 18 de julho, Marcus Salum garante que o clube buscará reforços de peso, mas evita dar detalhes para não criar insegurança no elenco atual.

"O América está trabalhando como sempre. Estou sempre olhando um jogador para ser contratado, independente da posição. Todo mundo sabe que temos algumas carências, nós também. O problema é não trazer 'mais do mesmo'. O mercado é difícil para trazer um jogador que, de fato, vai fazer a diferença, e é esse que estamos buscando. Não irei falar a posição pois isso cria especulações e dá insegurança para quem joga, mas esse trabalho está sendo feito com muito afinco", garantiu Salum