Depois de vencer o Campeonato Mineiro em 2016, o América espera conquistar o título da competição novamente em 2023. De lá pra cá, já são são seis tentativas. A última, no entanto, em 2022, o Coelho não tentou tanto assim, já que não priorizou o Estadual e preferiu concentrar suas forças para disputar a Libertadores.  

Diferentemente da temporada passada, o clube começará o Mineiro com o pensamento de brigar pelo título, apesar de entender que a competição será dura. “Vai ser um campeonato muito disputado, mas o América vai entrar para brigar de igual para igual”, explicou Euler de Araújo, membro do Conselho de Administração do clube.  

Para ter um desempenho no Estadual e na outras competições da temporada 2023, o clube mineiro priorizou manter a base da equipe do ano passado e fazer contratações pontuais, para reforçar os lados do time, tanto na parte defensiva, quando na parte ofensiva.  

Para a zaga, chegou o Wanderson. Para as laterais, chegaram Nino Paraíba e Nicolas. E para o ataque, vieram Dadá Belmonte e Mateus Gonçalves.  Além disso, tiveram os contratos renovados: o meia Benítez, o lateral Danilo Avelar, o volante Juninho e os atacantes Henrique Almeida, Felipe Azevedo e Wellington Paulista.   

O atacante Rodolfo e o lateral Thalys retornaram de empréstimo e foram reintegrados ao elenco para 2023, pois ainda possuem contrato com o Coelho. Dessa forma, os dois estão sendo avaliados e trabalhando junto com o grupo americano. 

Por outro lado, sete jogadores não ficaram: o goleiro Airton, o zagueiro Luan Patrick, os laterais Patric, Raúl Cáceres e João Paulo, além do meia Índio Ramirez e do zagueiro Germán Conti.  O jovens Flávio e Carlos Alberto também não ficaram. O primeiro foi emprestado para o Mirassol e segundo para o Botafogo.  

Confira o elenco do América:  

Goleiros: Jori, Matheus Cavichioli e Robson 

Laterais: Arthur, Nino Paraíba, Thalys, Marlon e Nicolas  

Zagueiros: Éder, Iago Maidana, Wanderson, Danilo Avelar, Ricardo Silva  

Volantes: Juninho e Lucas Kal 

Meias: Alê, Benitez, Emmanuel Martinez, Matheusinho e Rodriguinho 

Atacantes: Aloísio, Felipe Azevedo, Henrique Almeida, Mastriani, Rodolfo, Wellington Paulista, Dadá Belmonte e Mateus Gonçalves  

Assista, agora, em vídeo a análise de Dimara Oliveira e Edivaldo Miranda: