Com a vitória do Tolima, da Colômbia, sobre o Independiente del Valle, do Equador, no fechamento da quarta rodada do Grupo D da Copa Libertadores, o América ganhou uma sobrevida na competição. Lanterna do grupo com apenas um ponto, o Coelho, se vencer os dois últimos jogos, chegará a sete pontos, mesma pontuação do time colombiano, segundo colocado, precisando superar apenas o saldo de gols (0, -4).

Para que isso aconteça, o Tolima terá que perder as duas últimas partidas contra América e Atlético, respectivamente. O Del Valle, terceiro colocado com cinco pontos, também não poderá vencer seus jogos. Teria que perder para o Coelho e no máximo empatar com o Galo, chegando a seis pontos. 

As contas só serão válidas se o América fizer sua parte, superar Tolima e Del Valle, fora de casa. Apesar de ainda não ter vencido na fase de grupos, o retrospecto do Coelho atuando como visitante é melhor que jogando no Independência. Na pré-Libertadores, o América venceu o Guaraní-PAR (3 a 2) e empatou com o Barcelona-EQU (0 a 0), conquistando classificações históricas nas cobranças de pênaltis.

No único jogo que fez como visitante na fase de grupos, ficou no empate com o Atlético (1 a 1), no Mineirão. O Galo, rival do Coelho, inclusive, será fundamental para a classificação do América. Caso o alvinegro, atuando no Mineirão, vença seus dois jogos, chegará a 14 pontos e impedirá uma eliminação do América na competição continental.

Copa Sul-Americana

Se não conseguir terminar a fase de grupos entre os dois primeiros, o América ainda poderá brigar pela terceira posição, garantindo uma vaga nas oitavas de final da Sul-Americana. Para isso, o Coelho precisa vencer os dois jogos, o Tolima não pode pontuar e o Del Valle só poderá somar um ponto, em um possível empate com o Atlético.