O América obteve mais uma derrota no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira (29). O clube teve um de seus recursos negados, e terá que cumprir a perda de um mando de campo no Campeonato Brasileiro Série A — a punição é em relação a um copo de cerveja atirado em um dos árbitros assistentes no jogo contra o Fluminense, mês passado.

O Coelho também havia sido multado em R$ 15 mil, punição esta suspensa. Conforme destacou o auditor Maurício neves Fonseca, relator do processo no Pleno, não houve argumentos plausíveis nas razões do recurso do clube mineiro para a concessão do efeito suspensivo, ou seja, não há base para que a perda de mando de campo seja vetada.

"Ora, o recorrente poderia ter se empenhado em identificar a pessoa que arremessou o objeto no árbitro, bem como procurado demonstrar por meios de provas a inexistência da responsabilidade da equipe para se eximir das sanções legais, mas não o fez, apenas se defende afirmando que a pena pecuniária é suficiente, e que o arremesso do objeto não teve gravidade e que não causou prejuízo ao andamento do evento", escreveu.

Se o infrator tivesse sido identificado, a pena poderia ter sido mais branda. "A infração é clara, deixar de tomar as providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local de disputa do evento desportivo (artigo 213, II, do CBJD), portanto, a infração desportiva nada fala em gravidade e ou prejuízo ao andamento do evento para aplicar a pena de perda de mando, para tanto basta a ação de lançar objetos no campo ou no local da disputa e mais, no caso concreto, o objeto acabou por atingir um dos membros da equipe de arbitragem, como consta na Súmula da partida", completou.

Segundo a decisão, a pena precisa ser cumprida na próxima rodada do Brasileirão Série A, ou seja, já nesta domingo (31), contra o Avaí, às 18h. No entanto, segundo o clube, não há tempo hábil para mandar a partida longe de Belo Horizonte, ainda mais porque os ingressos já começaram a ser vendidos.

O América ainda pode recorrer em segunda instância.

Relembre

O fato ocorreu no dia 15 de junho, em partida contra o Fluminense, pela 12ª rodada da competição nacional. Conforme o árbitro Anderson Daronco relatou em súmula, no início do primeiro tempo, após o meia Alê ser expulso, um americano presente no Independência arremessou um copo de cerveja em campo, que atingiu o assistente Michael Stanislau.