"O fim. Agora, um novo desafio...". Essas palavras, publicadas pelo atacante Eto'o em seu perfil no Instagram, devem marcar o encerramento de uma carreira repleta de títulos e gols. Aos 38 anos, o camaronês deve pendurar as chuteiras após duas décadas atuando no futebol profissional. Atualmente, ele joga pelo Qatar Sports Clube, no país que sediará a próxima Copa do Mundo.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

THE END😉 VERS UN NOUVEAU DÉFI... Merci à vous tous big love ❤️ adrénaline 💉💉💉💉💉💉

Uma publicação compartilhada por Samuel Eto'o (@setoo9) em6 de Set, 2019 às 12:15 PDT

Apesar de o camaronês não ter anunciado oficialmente o fim de sua carreira, a cobertura da imprensa da Europa reforça a tese de que o craque está pendurando as chuteiras. Gazzetta dello Sport, da Itália, L'Equipe, da França, e Marca, da Espanha tratam como certo o encerramento da carreira do camaronês. Além disso, os clubes pelos quais o craque passou recordaram os grandes momentos do atacante com suas camisas, como forma de homenagem ao jogador.

 

 

Clubes e gols

No currículo do atacante constam 359 gols em 718 partidas por 13 clubes de seis países diferentes. Defendeu clubes como Real Madrid, Barcelona, clube que o formou, Internazionale e Chelsea. Ele também vestiu a camisa de Leganés, Espanyol e Mallorca, da Espanha, Everton, da Inglaterra, Sampdoria, da Itália, Anzhi, da Rússia, Antalyaspor e Konyaspor, da Turquia, e Qatar Sports Clube.

 

Títulos 

Ao todo, Eto'o coleciona 19 títulos. Foram três Ligas dos Campeões, sendo duas pelo Barcelona, em 2006 e 2009, e uma na Internazionale, 2010. Esse foi o período de maior destaque de sua carreira. Além da maior competição de clubes da Europa, ele conquistou a Copa do Rei e a Copa da Itália, o Mundial de Clubes e a La Liga. 

Seleção

Com 56 gols em 118 partidas, o Eto'o é o maior artilheiro da seleção de Camarões. Foi duas vezes campeão da Copa Africana de Nações, em 2000 e 2002

Reconhecimento individual

O craque foi eleito como o terceiro melhor jogador do mundo pela Fifa em 2005, além de ter sido o melhor do continente Africano em três ocasiões - 2003, 2004, 2005 e 2010.