O início da temporada 2022, lamentavelmente e mais uma vez, tem sido marcado por ofensas racistas no futebol. No último domingo (13), na vitória do Athletic por 1 a 0 sobre a Caldense, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, a comissão técnica do Esquadrão de São João Del Rei relatou injúrias raciais por parte dos torcedores do time mandante. 

Segundo o quarto árbitro da partida, Luís Carlos Brum, durante o segundo tempo, ele foi informado pelo técnico Roger Silva que os atletas do Athletic estavam recebendo ofensas racistas por parte da torcida da Caldense. A acusação foi repassada ao delegado do jogo, Leandro Augusto Silveira, mas a equipe de arbitragem não chegou a flagrar nenhuma fala racista das arquibancadas.  

A assessoria de imprensa do Athletic informou que, até a manhã desta segunda-feira, nenhum boletim de ocorrência foi registrado. Porém, o departamento jurídico do Clube ainda deve se pronunciar. A Federação Mineira de Futebol confirmou que o caso está sendo investigado e a Caldense não se pronunciou até o fechamento desta matéria.  

Confira o relato na súmula:  

"Eu Luís Carlos Brum quarto árbitro da partida informo que aos 12 minutos do segundo tempo fui informado pelo treinador da equipe do Athletic Club Esportes S.A.F Senhor Roger Rodrigues da Silva que seus atletas estavam recebendo ofensas de cunho racista por parte da torcida da AA Caldense e que no mesmo momento informei ao delegado Sr Leandro  Augusto Silveira, que imediatamente foi tomar as devidas providências. Vale ressaltar que em nenhum momento a equipe de arbitragem presenciou tal fato. Informo que até o  momento do fechamento dessa súmula não recebemos nenhum boletim de ocorrência."