O Atlético-PR foi derrotado pelo Bahia por 1 a 0, nessa quarta-feira (31), e perdeu a sequência de 12 vitórias seguidas em casa, a maior da história da Arena da Baixada, mas a torcida saiu fazendo a festa. Isso porque, após disputa por pênaltis, a equipe paranaense se classificou para as semifinais da Copa Sul-Americana ao vencer por 4 a 1.

O jogo de ida, na Fonte Nova, em Salvador, terminou com vitória do Atlético-PR pelo mesmo placar. Com a devolução do resultado nessa quarta, o confronto foi para a disputa de pênaltis, e aí os jogadores do time rubro-negro foram bem mais competentes.

Mais cedo, o Fluminense também garantiu sua classificação com vitória por 1 a 0 sobre o Nacional, do Uruguai. Assim, teremos um confronto entre Atlético-PR e Fluminense na semifinal e, consequentemente, uma equipe brasileira estará na decisão.

O Atlético-PR foi superior no primeiro tempo dessa quarta-feira e criou as principais jogadas de perigo, enquanto o Bahia jogava no contra-ataque. Nas melhores chances da equipe da casa, Pablo parou no goleiro Douglas Friedrich. Raphael Veiga finalizou duas vezes para fora, e Marcelo Cirino teve boa chance, mas foi travado por Lucas Fonseca na hora do chute.

A resposta do Bahia, já aos 46 minutos, foi fatal. Léo levantou a bola para a área em cobrança de lateral, Nilton desviou e o zagueiro Douglas Grolli esticou a perna e completou para o fundo das redes, marcando o gol que levaria a decisão para os pênaltis

A segunda etapa foi mais estudada, com os dois times com receio de se abrirem demais e sofrerem um gol que deixaria a situação difícil de ser revertida. O Atlético-PR ainda tinha mais posse de bola, mas sem o mesmo ímpeto ofensivo do primeiro tempo, trabalhando de pé em pé em vez de buscar o gol a todo momento. Sem que o placar voltasse a ser movimentado, a decisão foi mesmo para os pênaltis.

O time da casa foi muito mais competente na disputa das penalidades máximas e garantiu sua classificação convertendo todas as quatro cobranças, com Jonathan, Raphael Veiga, Lucho González e Pablo.

Vinícius, que parou em defesa de Santos, e Zé Rafael, que bateu para fora, desperdiçaram as duas primeiras cobranças do Bahia. Edigar Junio foi o único do time visitante que marcou. Final: 4 a 1.