Técnico do Vasco, Rafael Paiva entende que a partida contra o Atlético, sábado (19), às 18h30, em São Januário, no duelo de volta da semifinal da Copa do Brasil, é mais importante da história recente do clube carioca.

Em sua entrevista coletiva após a derrota de 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileirão, o treinador vascaíno já projetou o confronto com o Atlético e afirmou que esta será "a decisão" para o Vasco. 

"Temos que encarar a nossa final, como temos encarado alguns jogos. Mas esse de fato é o jogo mais importante dos últimos 11 anos. Temos que dar esse peso de ser a nossa final, de deixar tudo dentro de campo, de ser um time aguerrido. Competir muito, somos nós que temos que fazer as coisas acontecerem dentro de campo", destacou Rafael Paiva.

Apesar de o treinador ter citado os "últimos 11 anos", na prática, o período é ainda maior. A última vez em que o Vasco teve uma campanha de destaque em competições de peso foi em 2012.

Naquela temporada, o Vasco foi eliminado pelo Corinthians nas quartas de final da Libertadores, após empate em 0 a 0 na ida e derrota por 1 a 0 na volta, quando Cássio, hoje no Cruzeiro, fez a 'milagrosa' defesa em lance em que Diego Souza saiu cara a cara com ele.

Em termos de títulos nacionais, o último levantado pelo Vasco foi a Copa do Brasil 2011. Assim, o 'jejum' já dura 13 anos. Neste período, o time faturou o bicampeonato Carioca em 2015 e 2016

Diante deste quadro, o peso do jogo contra o Atlético passa ser ainda maior. E nem mesmo a sequência de sete jogos sem vitória no Brasileirão tira a confiança do comandante do Vasco. Rafael Paiva entende que esse é justamente o melhor momento para 'dar uma resposta'.

“Precisamos buscar o resultado. Sábado é o jogo mais importante para isso. O recado para a torcida é continuar acreditando em nós, porque vamos dar a volta por cima, lutar muito para sábado fazer um grande jogo. Precisamos dar essa resposta à torcida e não vai faltar luta, vontade e determinação, porque é muito importante para o Vasco chegar à essa final. O Vasco é muito grande para ficar tanto tempo sem chegar a uma final de uma competição brasileira”.

No primeiro jogo das semifinais, o Atlético venceu por 2 a 1, na Arena MRV. Desta forma, pode até empatar em São Januário que avança à grande decisão da Copa do Brasil. Todos os ingressos para a partida já foram vendidos.