Vasco e Atlético definem, neste sábado (19 de outubro), quem avança para a final da Copa do Brasil. Valdir Bigode, ex-atacante, revelado pelo Vasco e que também fez carreira no Atlético entre os anos 1990 e 2000, revela quem considera favorito no duelo que começa às 18h30, em São Januário.
"Para chegar onde chegou na Copa do Brasil, o Vasco passou por muitas dificuldades, foi aos trancos e barrancos. É claro que eu vou torcer para o Vasco, é o meu primeiro time, de coração, desde menino sou Vasco. Mas tenho consciência de que o Atlético está surfando numa onda muito boa e isso vem de alguns anos, em termos de elenco, na parte financeira, com um estádio novo de pouco tempo, com um dos melhores centros de treinamento do Brasil e do mundo. O Atlético tem um potencial maior para esse jogo", afirmou Bigode ao Bola Vip Brasil.
No jogo de ida, o Galo fez 2 a 1 no Vasco, na Arena MRV, e tem a vantagem do empate no jogo deste sábado. Se perder por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.
Carreira
Valdir teve duas passagens marcantes pelo clube de Belo Horizonte. Na primeira, entre 1997 e 1999, formou dupla de ataque letal com Marques. Juntos, foram campeões da Copa Conmebol de 1997, vencendo o Lanus, da Argentina, na decisão. Com sete gols em oito partidas, Valdir foi o artilheiro da competição. O prestígio era tanto que Valdir foi o capitão do Galo na decisão.
"O Atlético é um time que eu adoro, um carinho muito grande. Sempre que estou em Minas, recebo muito carinho. Torcedores do América e do Cruzeiro me param para falar comigo, e lembrar da minha passagem pelo Atlético. Mas sempre vou torcer para o Vasco", completou o ex-atacante.
Pelo time de São Januário, Valdir conquistou quatro títulos estaduais. Mas o que marcou mesmo o jogador foram os gols marcados, 144. Ele é até hoje o décimo maior goleador da história do cruz-maltino. Hoje, ele vê as maiores esperanças vascaínas caírem sobre os ombros do atual artilheiro do Vasco, o argentino Vegetti.
"Eu tinha mais velocidade do que ele, eu jogava na área, mas nos jogos mais difíceis, eu conseguia buscar uma bola mais atrás, no lado do campo. O Vegetti tem um estilo diferente e o Vasco precisa poupar o jogador, ele não tem tanta velocidade para ficar correndo. Ele tem de brigar na área, na jogada com a cabeça", afirmou.
Jogadores que atuaram por Vasco e Galo
Valdir é um representante de um grupo de jogadores que fizeram sucesso tanto por Atlético quanto pelo Vasco. Eder Luís e Euller são dois nomes que, assim como Bigode, brilharam por ambas as equipes.
Marques foi um dos principais ídolos do Galo no fim dos anos 1990 e teve passagem rápida pela Colina, mas suficiente para vencer um título carioca. Mais recentemente, Paulinho, joia revelada pelo Vasco, se transferiu para o Atlético e desde então se tornou protagonista da equipe, ao lado de Hulk.