O zagueiro Micael, ex-jogador do Atlético, foi eleito o defensor do ano do Houston Dynamo, time da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos. Pela equipe, o cria da base do Galo fez 42 partidas na temporada, sendo 40 como titular, em todas as competições disputadas.

O jogador de 24 anos foi escolhido pelos próprios companheiros como o destaque da defesa da equipe de Houston. Foram 61 interceptações em toda temporada. Ele também ajudou o time a ter a terceira defesa menos vazada, com 39 gols sofridos e registrou 10 jogos sem sofrer gols.

O Dynamo ficou em quinto lugar na conferência oeste e em oitavo lugar geral na temporada regular da Major League Soccer. A equipe foi eliminada na primeira fase dos playoffs para o Seattle Sounders. Após empatar o jogo de ida em 0 a 0, um novo empate, por 1 a 1, fez o confronto ser decisivo nos pênaltis, culminando na eliminação do Houston.

Pelo Atlético, Micael atuou em apenas duas partidas como profissional. Contra o Grêmio, na última rodada do Brasileiro de 2021 e contra o Uberlândia, no Campeonato Mineiro de 2022. Ele integrou o elenco vencedor do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2021. Ele chegou no Galo em 2019, no time sub-20 e foi vendido em fevereiro de 2023.