"Fazer com que nossa educação melhore cada vez mais, e que as nossas crianças possam se enxergar como alguém na vida". É desta forma que o atacante Paulinho, do Atlético, definiu o que o motivou a realizar uma parceria entre o instituto que leva o nome dele com a Escola Municipal Prefeito Marconi Issa, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. O craque alvinegro participou do lançamento da parceria nesta sexta-feira (14 de junho).
Na companhia dos pais e com a presença de representantes da instituição de ensino, Paulinho explicou o que motivou a cidade de Vespasiano a ser escolhida. "Nada melhor do que trazer [o instituto] para essa cidade onde vivo e que tem o CT do Galo. Por tudo que vivi no ano passado e estou vivendo. Estou bem ambientado e nós estamos felizes com o acolhimento".
O Instituto Paulinho é um desejo antigo do jogador e da família. "Eu sempre fui muito sonhador. Quando estava no projeto de ser jogador de futebol, nós já conversávamos bastante em casa. Falávamos do sonho de impactar, de alguma forma, a educação do nosso país. Meus pais me deram todo o suporte com educação, mas nem todos têm isso dentro de casa", afirmou.
A equipe do instituto desenvolve uma série de atividades e capacita as professoras da rede pública de ensino. "Queremos que as nossas crianças não sejam avaliadas apenas por um boletim", afirmou Paulinho.
A presidente do Instituto Paulinho, Ana Christina, falou mais sobre o trabalho. "As meninas e os meninos das escolas públicas de todo o país estão sendo avaliados somente pelas notas que tiram nas matérias tradicionais. Acabamos deixando de lado potencialidades que podem permitir a esses adolescentes serem o que quiserem", disse a mãe do jogador do Galo.
Ana Christina enfatizou ainda que todos estão muito animados para iniciar os trabalhos na Marconi Issa. "É uma escola incrível".
Sobre o instituto
O Instituto Paulinho atende atualmente cerca de 1.500 adolescentes e 70 professoras e professores em duas escolas no Rio de Janeiro e em Bangu, desenvolvendo uma metodologia que tem por objetivo identificar, promover e desenvolver competências úteis aos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental para uma melhor compreensão sobre o trabalho e para uma transformação positiva na sociedade.