O Galo venceu o São Paulo e encerrou o jejum de cinco jogos sem vitórias na Arena MRV pelo Campeonato Brasileiro. A equipe do técnico Gabriel Milito superou o Tricolor por 2 a 1. Os gols da partida foram marcados no primeiro tempo.
Aos 13 minutos, o chileno Vargas aproveitou o rebote de Rafael na cobrança de falta de Hulk e inaugurou o placar. Lucas empatou para o São Paulo aos 18 minutos. Já nos acréscimos, Paulinho desviou o chute de Scarpa e colocou o Galo em vantagem.
Com o resultado, o Atlético subiu para a décima posição, com 21 pontos. O São Paulo é o quinto colocado, com 27. O próximo compromisso do Galo será contra o Juventude. As equipes entram em campo na terça-feira (16 de julho), às 19h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O São Paulo recebe o Grêmio, na quarta-feira (17), às 20h, no MorumBis (SP).
+ Japonês reforça torcida do Galo na Arena MRV
A partida
Contando com o retorno de peças importantes, como os laterais Saravia e Arana e, consequentemente, com Scarpa liberado para atuar no lado direito, onde rende melhor, o Atlético mostrou outra cara. Ou melhor, a cara que tinha nas primeiras partidas sob o comando de Milito. Só que do outro lado estava uma equipe que vinha em ascensão na competição.
Desde o início, o Atlético tentou impor seu ritmo, mas o São Paulo levava perigo nos contra-ataque, principalmente com Lucas Moura em busca de Calleri. Em uma dessas investidas, Battaglia teve que fazer falta no compatriota e acabou amarelado logo aos 8 minutos de jogo. Foi o terceiro cartão do atleticano, que desfalcará a equipe contra o Juventude.
Bem ao estilo do que gosta Milito, o Galo seguia rodando a bola de lado a lado do campo. E não demorou a chegar a seu gol. Após Luiz Gustavo cometer falta em Vargas, Hulk cobrou forte, Rafael espalmou e o chileno mandou para o fundo do gol, para festa geral na Arena MRV.
Mas pouco depois veio o banho de água fria: após cobrança de escanteio, a bola foi rebatida na área do Atlético e Lucas Moura finalizou cruzado, fora do alcance de Matheus Mendes.
+ Amigos de Battaglia acompanham partida na Arena
O gol deixou o Atlético momentaneamente atordoado e o São Paulo levou perigo duas vezes, primeiro com Luciano, que finalizou para fora, depois, com Ferreirinha, que invadiu a área e finalizou rasteiro, mas Matheus Mendes evitou o gol.
Foi quando a qualidade de Scarpa começou a brilhar. Na primeira tentativa, ele cortou para o meio, bateu cruzado e a bola passou perto da trave. Na segunda, no mesmo script, obrigou Rafael a fazer grande defesa.
Mas o São Paulo só não virou por preciosismo de Ferreirinha, que saiu rápido em contra-ataque, mas demorou para decidir e permitiu a chegada de Battaglia, que fez o corte salvador. Luciano que estava ao lado, praticamente livre, ficou indignado com o companheiro.
Praticamente no último lance, o gol do Galo. Scarpa, mais uma vez, na sua jogada 'manjada', mas eficaz: cortou para o meio e finalizou colocado. A bola desviou em Paulinho e enganou o goleiro Rafael. O VAR chegou a ser acionado, para conferir possível toque de mão de Paulinho, mas confirmou o gol, o 44° de Paulinho, o 15º na Arena MRV.
+ Veja números de Paulinho na Arena MRV
Pressão mantida
Na volta do intervalo, o Atlético seguiu tentando acelerar o jogo. E criou uma grande chance logo no primeiro minuto, com avançada de Arana pela esquerda. O lateral invadiu a área e chutou cruzado, forte, para Rafael fazer outra grande defesa.
O São Paulo chegou mais uma vez com Ferreirinha, mas viu sua situação se complicar após Alan Franco cometer falta dura em Otávio. O árbitro Marcelo de Lima Henrique mostrou o cartão amarelo, mas, acionado pelo VAR, revisou o lance, que teve imagem mostrada também no telão da Arena MRV, e expulsou o jogador do São Paulo.
Mesmo com um homem a menos, o São Paulo quase marcou: Paulinho perdeu a bola no meio, Luiz Gustavo finalizou de fora, Matheus Mendes defendeu, a bola sobrou para Luciano, na pequena área, mas o goleiro do Galo voltou a evitar o gol.
Aos 38 minutos, o atacante Hulk cobrou falta direto para o gol. A bola passou próxima a trave direita de Rafael e saiu pela linha de fundo. O Galo se manteve no campo de ataque, e teve outras duas boas oportunidades.
Mesmo com a pressão, a equipe do técnico Gabriel Milito não conseguiu ampliar o marcador. A partida terminou com o placar do primeiro tempo, e a vitória atleticana por 2 a 1.
Ficha técnica
Atlético 2x1 São Paulo
Atlético: Matheus Mendes; Saravia, Battaglia, Bruno Fuchs e Arana; Otávio, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Vargas (Cadu), Paulinho (Palacios) e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
São Paulo: Rafael, Igor Vinícius (Rafinha), Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Alisson e Lucas Moura (Erick); Luciano (Nestor), Calleri (André Silva) e Ferreirinha (Wellington Rato). Técnico: Luis Zubeldía
Motivo: 16a rodada Brasileirão 2024
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Gols: Vargas, 12, Lucas Moura, 17, Paulinho, 47 do 1o
Cartões amarelos: Battaglia, Hulk (A); Luiz Gustavo, Zubeldia (SP)
Cartão vermelho: Alan Franco (SP)
Público: 28.772 pessoas
Renda: R$ 1.629.280,00