Antes da bola rolar na Arena MRV para a partida entre Atlético e San Lorenzo, jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, a torcida atleticana realizou um mosaico em protesto contra atos de racismo.
O mosaico continha os dizeres “No to racism” - não ao racismo, em inglês. Torcedores passaram a madrugada desta terça-feira (20) montando todo o projeto no estádio, que ocupou as partes inferiores e superiores do setor Inter Leste da Arena MRV.
A ação acontece após torcedores que estiveram presentes no estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, no jogo de ida, denunciarem atos racistas por parte da torcida argentina.
Antes do jogo, do lado de fora da Arena MRV, os visitantes foram recebidos com faixas esticadas e mensagens escritas nas ruas que dão acesso à entrada dos visitantes condenando as atitudes racistas.
As faixas e as pinturas nas ruas foram feitas no fim da noite de segunda-feira (19) por membros da organizada. "É também uma forma de avisar que racista não vai ser tolerado, que não estamos de olhos fechados para isso que vem acontecendo", acrescentou.
O episódio na Argentina foi condenado pelo Atlético, que cobrou uma ação da Conmebol, responsável pela Libertadores. "Mais uma vez em partida válida pela Copa Conmebol Libertadores. Enquanto não houver punições severas, iremos conviver com esse tipo de situação cruel e desumana", disse o clube.