A provável contratação de Deyverson pelo Galo reacende uma das maiores polêmicas da história recente do futebol brasileiro. O atacante, que deve ser anunciado oficialmente como novo reforço alvinegro, foi um dos protagonistas do jogo entre Palmeiras e Atlético, na semifinal da Libertadores de 2021.
Na ocasião, Deyverson era reserva e invadiu o campo enquanto a bola ainda estava em jogo, no lance que culminou no gol de Dudu, que classificou o Verdão para a final. O jogo terminou 1 a 1, no Mineirão e o empate foi suficiente para o time paulista.
Alô @Atletico ... Invasão de campo do Deyverson antes do Gol não anula o gol não?! Cadê o VAR?? @Igortep @Falagalo13 @rmarques13 @edupanzi @ pic.twitter.com/G0cjA3YFgA
— Kenedy Torres (@kenedyyyyy) September 29, 2021Na época, a jogada gerou grande discussão sobre a legalidade do gol, com muitos questionando se a invasão do atacante palmeirense deveria ter invalidado o lance.
A comentarista de arbitragem Nadine Bastos, por exemplo, levantou a hipótese de que a regra previa um tiro de meta indireto para o Atlético, em razão da suposta invasão de campo. No entanto, a arbitragem permitiu que o jogo seguisse e o gol fosse validado.
"O Deyverson já está dentro de campo, o que é uma invasão de alguém que está relacionado. No texto da regra diz que não poderia ter um jogador a mais ou que o técnico não poderia estar em campo, a regra diz que é tiro livre indireto", disse Bastos na ocasião.
A polêmica rendeu muitos memes e discussões nas redes sociais, com torcedores do Galo cobrando uma revisão do lance e pedindo a anulação do gol. Deyverson, por sua vez, comemorou efusivamente a classificação do Palmeiras, e se tornou um dos personagens mais marcantes daquela partida.
"Falem o que quiser. Estamos na final. Querem procurar algo para não falarem da nossa conquista né!? Estamos na final. Piscadinha da inveja", disse o atacante.
Deyverson inclusive foi o autor do gol do título do Palmeiras na decisão da Libertadores de 2021, contra o Flamengo, disputada no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O atacante marcou o segundo gol do time paulista, na prorrogação, após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.