A história foi feita na Arena MRV neste sábado (18/10). Depois de perder por 4 a 1 no primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro Sub-17, o Atlético conseguiu uma virada incrível no confronto e se sagrou campeão da competição pela primeira vez. Com dois gols de Cauã Soares e um de Ronaldo, o Galinho venceu por 3 a 0 no tempo normal e levantou o trofeu após ganhar nos pênaltis.
Mesmo com a desvantagem na decisão, a torcida compareceu à Arena MRV e apoiou o time desde a entrada dos jogadores em campo, seguindo assim durante todo o jogo.
A equipe aproveitou o incentivo e buscou o resultado já nos primeiros minutos. Mas o time comandado por Henrique Teixeira esbarrou na ansiedade e principalmente na defesa gremista. As principais jogadas do Galinho aconteceram pelos lados do campo, com os laterais Samuel Rodrigues e Pascini. A dupla se mostrou uma arma ofensiva muito eficiente.
Quem também se destacou ao ser exigido foi o goleiro Kaio Assis. O camisa 1 atleticano fez uma defesa milagrosa na primeira etapa, evitando que o aumentasse a vantagem na final. A dupla de zaga formada por Vitão e Xavier também esteve muito segura nos confrontos com os atacantes gremistas.
Artilheiro do time no Brasileiro Sub-17, Cauã Soares mostrou presença de área como bom camisa 9. No primeiro tempo, o atacante aproveitou cruzamento caprichado de Pascini e completou de cabeça para o gol. Já na segunda etapa, o centroavante pegou o rebote e fuzilou para o fundo das redes, chegando a 12 na competição.
E a cereja do bolo veio nos acréscimos com Ronaldo, que entrou na segunda etapa. O atacante marcou um golaço para levar para os pênaltis. Nas cobranças, Kaio Assis brilhou novamente e o Galinho se sagrou campeão do Brasileiro Sub-17.
O jogo
Precisando vencer por pelo menos três gols de diferença, o Atlético começou a partida pressionando e quase abriu o placar logo aos oito minutos. Em rápido contra-ataque, Cauã Soares recebeu na entrada da área, ganhou de dois marcadores e chutou cruzado rasteiro, mas a bola passou raspando a trave.
Aos 20 minutos, o Grêmio teve uma grande chance com David Brendo. O zagueiro cabeceou com força após cobrança de falta e Kaio Assis fez um verdadeiro milagre para evitar o gol. Três minutos depois, o Atlético respondeu com Pascini, que recebeu cruzamento dentro da área e teve a finalização bloqueada pela defesa gremista.
O Galinho teve outra grande chance aos 31 minutos. Samuel Rodrigues fez grande jogada pela lateral-direita, invadiu a área e caiu pedindo pênalti após dividir com a defesa. A bola sobrou para Jonatas, que acabou chutando por cima do gol.
A equipe atleticana teve outra chance aos 37. De longe, Índio arriscou chute muito forte e Vitão fez uma linda defesa. Na sequência, Samuel Rodrigues pegou o rebote e parou novamente no goleiro do Grêmio.
De tanto martelar, o Atlético chegou ao gol nos acréscimos da primeira etapa. Pascini fez grande jogada pelo lado esquerdo e cruzou na medida para Cauã Soares, que cabeceou com categoria para abrir o placar e dar um sopro de esperança.
Kaio Assis voltou a aparecer no segundo tempo. O goleiro fez duas defesas em sequência para salvar o Galo. E o Atlético chegou ao segundo gol novamente com Cauã Soares. Mosquito acertou o travessão, e no rebote, o camisa 9 marcou mais uma vez.
Por muito pouco o atacante do Alvinegro não marcou o terceiro aos 27. Samuel Rodrigues fez grande jogada e cruzou para Cauã Soares, que cabeceou no travessão do Grêmio. Aos 32, João Teixeira até balançou as redes, mas estava em impedimento e arbitragem anulou.
O Grêmio teve mais uma chacne aos 41 minutos. Harlley avançou por todo o campo e teve a chance de matar o jogo, mas Xavier se recuperou e deu um carrinho preciso para impedir o gol da equipe gaúcha.
Já nos acréscimos, ao som do "Eu, acredito!", o Atlético buscou o resultado para fazer história na decisão. Samuel Rodrigues, mais uma vez, deixou dois marcadores no chão, invadiu a área e acertou o travessão. Na sequência do lance, Vitão recebeu cruzamento e cabecou para o gol, mas parou na defesa do goleiro.
Pouco depois, Ronaldo carregou a bola pelo lado direito, ajeitou para a canhota e acertou uma linda finalização, no ângulo do goleiro Vitão, que apenas olhou o golaço do atacante atleticano. Com o 3 a 0, a decisão foi para os pênaltis.
Kaio Assis se tornou o heroi defendendo uma cobrança, enquanto Gabriel Mec acertou a trave em outra e o Atlético venceu, se tornando campeão brasileiro do sub-17 pela primeira vez na história.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 3x0 GRÊMIO
Motivo: Final do Campeonato Brasileiro Sub-17 2025
📅Data: sábado, 18 de outubro de 2025
⏱️Horário: 11h (de Brasília)
📍Local: Arena MRV, Belo Horizonte
⚖️ Árbitro: Daniel Alejandro Hidalgo Blanco (RR)
⚖️ Auxiliares: Alex Sandro Quadros Thome (RR) e Antonia Soliane Oliveira dos Santos (RR)
⚖️ VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
ATLÉTICO: Kaio Assis; Samuel Rodrigues, Vitão, Xavier e Kauã Pascini; Luiz Peu (Vinicius), Mathias (Gutte) e Índio; Jonatas (João Teixeira), Mosquito (Ronaldo) e Cauã Soares. Técnico: Henrique Teixeira.
GRÊMIO: Vitão; Vitor Ramon, David Brendo, Luis Eduardo e Lucas Rian (Alexsander); Danillo, Tiago (John) e João Borne (Iago Valeije); Roger (Vagner), Gabriel Mec e Lucca (Harlley). Técnico: Ruimar Kunzel.
Gols: Cauã Soares (2x) e Ronaldo (Atlético)
Cartões amarelos: Índio (Atlético) e Ronaldo; Harlley (Grêmio)