Ídolo do Atlético, Ronaldinho Gaúcho também atuou pelo Cienciano, do Peru, adversário do Galo na estreia da Copa Sul-Americana. O fato inusitado aconteceu em junho de 2016, em um jogo amistoso contra o Sporting Cristal. O time defendido pelo craque venceu por 3 a 0, com direito a assistência do "bruxo".
O compromisso de Ronaldinho com o time peruano foi de apenas uma partida. À época, o ex-jogador estava sem clube e participou de alguns amistosos e jogos festivos. Para defender o Cienciano, o astro recebeu 100 mil dólares (cerca de R$ 566 mil na cotação atual).
#Video Revive la asistencia de Ronaldinho para el gol de Enzo Castillo en @Club_Cienciano. #24HorasDeFútbol pic.twitter.com/yuBWDwbpYW
— GOLPERU (@GOLPERUoficial) June 26, 2016
Quando o jogo já estava 2 a 0 para o Cienciano, Ronaldinho deu uma assistência sem olhar para a bola, marca registrada do camisa 10, para fechar o placar em 3 a 0 e levar a torcida ao delírio. No final da partida, jogadores das duas equipes aproveitaram para tietar um dos principais nomes da história do futebol.
Ídolo da Massa
Pelo Galo, a passagem de Ronaldinho foi marcante. Em 85 jogos pelo clube, ele fez 27 gols e deu 28 assistências. Participou das conquistas do Campeonato Mineiro de 2013, da Libertadores de 2013 e da Recopa Sul-Americana de 2014, tornando-se um dos principais nomes da história alvinegra.
Olho no adversário
O Atlético inicia sua trajetória na Copa Sul-Americana diante do Cienciano, fora de casa, na semana do dia 2 de abril.
O time peruano já conquistou a Copa Sul-Americana em 2003, ao superar o River Plate na final. No ano seguinte, derrotou mais uma equipe argentina, o Boca Juniors, na disputa da Recopa Sul-Americana.
Apesar do sucesso continental no início dos anos 2000, o clube fundado em 1901 nunca conquistou o Campeonato Peruano. Atualmente, a equipe ocupa a 12ª colocação do Apertura. Um dos jogadores mais conhecidos do atual elenco é o meia Cueva, de 33 anos, com passagem pelo futebol brasileiro (São Paulo e Santos).
Um dos desafios da equipe atleticana será a altitude, já que o Cienciano é da cidade de Cusco, que fica situada a 3.400 metros acima do nível do mar.