O Atlético promoveu na manhã desta quarta-feira (19/3) um encontro com jornalistas e torcedores na Cidade do Galo para apresentar, de forma detalhada, o funcionamento do Centro de Inteligência do Galo (Ciga). O evento teve a presença de 31 profissionais da imprensa, além de seis sócios do GNV Forte e Vingador.
O gerente de mercado do Ciga, Rodrigo Weber, conduziu uma palestra no auditório do futebol profissional. Denominado ‘Por Dentro do Galo’, este foi o primeiro de uma série de eventos que acontecerão ao longo do ano.
“A gente sempre identificou que seria positivo mostrar como trabalhamos. Não passamos a receita do bolo, apenas nossas estratégias para que todos tenham o conhecimento de nossas funções. O intuito foi esse e o retorno muito positivo", avaliou Weber.
Função do Ciga
O Ciga é composto por 13 profissionais, além de cinco observadores. A função do setor é otimizar a tomada de decisão do clube por meio da compra e venda de jogadores, da elaboração da estratégia de jogo e do desenvolvimento de atletas.
O departamento conta com um ecossistema tecnológico de 12 softwares que fornecem dados estatísticos, relatórios, dados de contrato, consultoria tática, entre outros aspectos. Uma das ferramentas mais conhecidas é o Wyscout, que oferece uma enorme base de dados com informações detalhadas sobre atletas de diversas competições ao redor do mundo.
Segundo estudo apresentado pelo gerente Rodrigo Weber, 49% do sucesso esportivo está atribuído ao poder de investimento. Os outros 51% estão relacionados à eficiência operacional do clube. Como o Atlético tem concorrentes no futebol brasileiro com maior capacidade financeira, o clube entende que pode compensar com maior qualificação do setor de inteligência e estatística.
Ainda de acordo com o gerente do Ciga, clubes bem estruturados nesta área conseguem superar a expectativa no campeonato de pontos corridos em até 6 pontos. O Atlético campeão Brasileiro de 2021 somou 21 pontos a mais do que havia projetado no início da temporada.
Áreas do CIGA:
- Gerente – Rodrigo Weber
- Análise de Desempenho – Gustavo Nicoline
- Mercado – Pedro Picchioni
- Analyctis – Rodrigo Picchioni
Planejamento do Galo
Durante a apresentação, Weber disse que a missão do Atlético é a sustentabilidade financeira e esportiva, sem perder de vista o alto nível competitivo. Para isso, o Ciga entende que definir um modelo de jogo é fundamental para potencializar os atletas, otimizar o elenco e, consequentemente, alcançar conquistas. Essa questão não passa pela formação tática (4-4-2, 4-3-3, 3-4-3, etc), que pode variar conforme a preferência do treinador e a estratégia para cada partida.
O Centro de Informação do Galo entende que o princípio da equipe deve passar pelo controle total da partida por meio da agressividade com e sem a bola. Para isso, a equipe deve fazer uma marcação pressão no campo do adversário e, quando tiver a bola, chegar rapidamente ao gol do oponente.
A busca por reforços para o elenco do Atlético em 2025 passou por cinco critérios avaliados pelo Centro de Informação do Galo (CIGA). A informação foi revelada pelo Gerente de Mercado do CIGA, Rodrigo Weber, durante uma conversa com a imprensa na Cidade do Galo, nesta… pic.twitter.com/5pOtQ7Wpas
— O Tempo (@otempo) March 19, 2025
Como o Ciga opera?
Os processos do Ciga são baseados em estudos e práticas bem-sucedidas. O setor se pauta por quatro segmentos: análise de jogo, análise de equipe, identificação de reforços e análise de jogador.
Análise do jogo
É a análise da própria equipe durante os jogos da temporada, como o mapa de finalizações e expectativa de gol. Na apresentação, Weber exemplificou com o relatório pós-jogo da final do Campeonato Mineiro, vencida pelo Atlético por 4 a 0. Na ocasião, as finalizações do Galo criaram uma “expectativa de gol” de 2,76, contra 0,15 do América.
Análise de mercado
Uma das funções do Ciga é mapear o mercado e indicar atletas que se encaixem dentro do perfil desejado pelo clube. A primeira etapa é feita através de vídeos e análise.
“O mercado de jogadores é como se fosse um oceano, cada jogador é um peixe. Nosso oceano tem mais de 50 mil jogadores na base de dados. Todos esses jogadores a gente avalia através de vídeo e dados. A análise aprofundada é o segundo filtro, o que seria a nossa piscina”, exemplificou Rodrigo Weber.
Em 2024, O Atlético observou 6,6 mil jogadores através de vídeos. Destes, mil passaram por uma avaliação mais aprofundada, que inclui comportamento tático, capacidade técnica, adaptação ao modelo de jogo e outros contextos.
Desse total, a lista foi reduzida para 150 atletas, que tiveram uma análise ainda mais criteriosa, com observação in loco, pesquisa sobre aspectos comportamentais, histórico de lesões e viabilidade contratual e financeira. Segundo Weber, 55 jogadores foram recomendados para a diretoria no ano passado.
A última etapa da participação do Ciga na contratação é apresentar o projeto do Atlético para os jogadores. Geralmente, participam dessa fase Rodrigo Weber e o diretor de futebol Victor Bagy. O gerente do Ciga citou o exemplo do zagueiro Lyanco, que tinha uma proposta do Botafogo superior financeiramente, mas se sentiu seduzido pelo projeto apresentado pelo Galo.
Análise comportamental
Além dos aspectos técnicos, táticos e físicos, o Ciga também analisa o histórico comportamental do atleta. Onde e com quem ele cresceu, qual a estrutura familiar, como é a relação dele no vestiário, o que gosta de fazer, quais os hábitos, quem ele admira e em quem ele confia são algumas questões observadas pelo departamento de análise.
Elenco 2025
A busca por reforços para a temporada de 2025 foi baseada em cinco fatores que foram poderiam suprir necessidades identificadas pelo Ciga. Para corrigir os erros do ano passado, o Galo focou em cinco pontos:
- Melhorar a parte física do elenco;
- Ter jogadores versáteis para atuar em diversas posições;
- Valorizar jogadores brasileiros, diminuindo o número de estrangeiros;
- Buscar jogadores com mentalidade competitiva;
- Ter mais jogadores entre 24 e 29 anos, considerada a idade de pico de um atleta;