O Atlético vai decidir, na quarta-feira (5), uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. O Galo recebe o Manaus, de Amazonas, no Mineirão, às 19h30, em jogo único pela segunda fase. Quem vencer se classifica e, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. O Manaus é o quarto clube do Amazonas que o Galo encara na Copa do Brasil. E, se depender do histórico, tem tudo para garantir a classificação.

Entre as equipes amazonenses, o Galo já encarou Nacional,  Penarol de Itacotiara e o Rio Negro. O primeiro deles foi exatamente o Rio Negro, na segunda fase da segunda edição da competição, em 1990. Na ida, 1 a 0 para o Atlético, em Manaus, gol de Aílton. Na volta, no Independência, 2 a 0 para o Galo, com gols de Gérson e Éder, hoje auxiliar do clube.

Em 2008, também na segunda fase, outro amazonense cruzou o caminho alvingro, desta vez o Nacional. Na ida, 2 a 2 em Manaus, com os gols atleticanos marcados por Márcio Araújo e Leandro Almeida. Na volta, no Mineirão, 4 a 1 para o Galo, com dois gols de Eduardo, um de Marcelo Nicácio e outro de Renan Oliveira.

A última vez que o Atlético encarou uma equipe do Amazonas na Copa do Brasil foi em 2012, novamente na segunda fase. Desta vez, foi em jogo único. O adversário foi o Penarol, da cidade de Itacotiara. Ao contrário do homônimo famoso do Uruguai, o time amazonense não acentua o "n".

Apesar de ser um time do interior amazonense, o Penarol mandou o jogo em Manaus e foi goleado pelo Atlético por 5 a 0. André marcou três vezes, enquanto Guilherme e Fillippe Soutto fizeram os demais gols atleticanos.

A equipe que se classificar para a terceira fase da Copa do Brasil vai passar por um sorteio para saber quem será seu próximo adversário. Na etapa seguinte da competição entram os clubes que estão na Copa Libertadores (Botafogo, Bahia, Corinthians, Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e São Paulo), além do nono colocado do Brasileiro (Cruzeiro), o campeão da Série B (Santos), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o vice-campeão da Copa do Nordeste (CRB)