Atlético e América já dividiram os dois primeiros lugares do Campeonato Mineiro 18 vezes - cada um ficou com o título nove vezes nessas ocasiões. Não necessariamente fizeram finais diretas nessas temporadas, já que o regulamento mudou diversas vezes ao longo dos mais de 100 anos de disputa do Estadual, iniciada em 1915. Neste sábado (8), os dois rivais voltam a decidir o torneio, depois de dois anos, e também vão desempatar essa disputa, que vem do século passado. Confira a pesquisa de O TEMPO Sports e viaje pela história da competição.

Cinco vezes Coelho

As cinco primeiras vezes que Atlético e América ficaram com os dois primeiros lugares foram no início do século passado e fazem parte da maior série de conquistas em sequência da história do Campeonato Mineiro. Em 1916, 1917, 1918, 1921 e 1923, o Coelho foi campeão e o Galo, vice. Os cinco títulos fazem parte do histórico decacampeonato mineiro americano, conquistado entre 1916 e 1925. 

Basicamente, os campeonatos reuniram equipes de Belo Horizonte e Nova Lima e foram disputados por, no máximo, sete times e tinham como regulamento jogos em turno e returno, com pontos corridos. Em 1916, na primeira vez que os dois ficaram com os dois primeiros lugares, o América fechou o torneio com cinco pontos de vantagem para o Galo em um torneio com apenas seis clubes. Em 1918, a curiosidade foi a presença do Villa Nova, primeiro clube fora de Belo Horizonte a participar do Campeonato Mineiro. Em 1921, a maior novidade foi a primeira participação do Cruzeiro, ainda como Palestra Itália.

Título e goleada

O Atlético teve o América como vice pela primeira vez em 1927, no campeonato marcado pela maior goleada do Galo sobre o Cruzeiro, então Palestra Itália, o 9 a 2 em 27 de novembro, com torneio ainda em turno e returno em pontos corridos, assim como em 1939, quando novamente deu Galo em primeiro e Coelho em segundo. Em 1948, deu América em primeiro e Atlético em seguida, o inverso de 1949, com o Atlético foi campeão e o América, vice. A curiosidade nos anos de 1948 e 1949 é que o campeonato foi disputado em três turnos, ainda em pontos corridos.

Quase uma década depois, os dois voltaram a dominar os dois primeiros lugares em um campeonato com regulamento diferente dos até então habituais pontos corridos. Em 1958, dos 16 clubes iniciais na etapa inicial, oito ficaram para a fase final, dividida em duas etapas. O Atlético venceu o primeiro turno dessa etapa e o Coelho levou o segundo turno, o que colocou os dois frente a frente na primeira decisão entre eles. E deu Galo.


Quatro décadas depois…

Demorou muito tempo para os dois voltarem a dominar as principais colocações do Campeonato Mineiro. Foi só em 1993, quando o torneio reuniu nada menos do que 22 equipes. Tanto Atlético quanto América entraram na segunda fase, formada por 12 times, de onde saíram quatro para o quadrangular final. Novamente não teve uma decisão direta. O Coelho fez mais pontos no quadrangular e levantou a taça, com o Atlético em segundo lugar. Em 1995, foi a vez de o Atlético ser campeão e o América ficar com o vice sem ter uma decisão direta. O Galo venceu os dois turnos da competição, foi campeão direto e, na soma dos pontos, o Coelho ficou com o segundo lugar.


Era das finais

A partir de 1999, os dois fizeram seis decisões diretas, com quatro triunfos atleticanos e dois americanos. Entre todos esses campeonatos, os que tiveram regulamento mais diferente foram o de 1999 e 2001. Em 1999, os clubes da capital entravam na etapa final, depois de uma série eliminatória entre as equipes do interior. Essa etapa era um octogonal, com jogos ida e volta. Os dois primeiros, Galo e Coelho, foram para a final, que foi disputada em três jogos e terminou com o título atleticano. Em 2001, oito equipes das 12 iniciais se classificavam para a segunda fase, quando foram divididas em dois grupos. O América ficou em primeiro lugar em uma chave e o Atlético liderou a outra. E deu Coelho.


A partir de 2004, os regulamentos foram unificados até 2023, com turno único, semifinais (ou eventuais quartas) e finais, com vantagem para quem tinha melhor campanha na fase inicial. Em 2012, 2021 e 2023, o Atlético levantou o título, tendo vantagem em todas essas decisões, tanto que, em 2021, o Galo foi campeão com dois empates. O Atlético também tinha vantagem em 2016, mas quem levantou a taça foi o América, que venceu o primeiro jogo e empatou o segundo. Foi a última conquista estadual do Coelho, que, naquele momento, somou nove primeiros lugares contra sete do Galo nessa “disputa”. Os títulos de 2021 e 2023 igualaram a batalha, que vai ser desempatada neste ano de 2025.