Principal estádio do futebol mineiro e palco de eventos culturais e desportivos, o Mineirão também se destaca por sua preocupação com a sustentabilidade. Na temporada 2024, o Gigante da Pampulha reaproveitou nada menos do que 121 toneladas de resíduos e mais de 11 milhões de litros de água.

O balanço foi divulgado pela administração do Mineirão nesta quarta-feira (18). Para dar uma dimensão dos números, a água de chuva reaproveitada no Gigante da Pampulha seria possível encher quase cinco piscinas olímpicas. Cada uma delas leva pelo menos 2,5 milhões de litros de água.
 
Já em relação aos resíduos reaproveitados (latinhas, plásticos e demais materiais que podem ser reciclados), as 121 toneladas de resíduos corresponderiam ao peso de 22 elefantes adultos.

O Mineirão também se destacou pelo fato de gerar energia elétrica suficiente para abastecer cerca de 740 residências por um ano.

Nesse período, o estádio recebeu 29 partidas de futebol e 21 grandes eventos, reunindo mais de 1,7 milhão de pessoas.

Tais ações, voltadas para a preocupação com o impacto socioambiental, fazem parte do novo panorama de ações do Mineirão, voltadas para sustentabilidade, impacto social e governança. 

“O Mineirão entende que sustentabilidade não é um diferencial, mas uma responsabilidade. Os resultados de 2024 refletem o trabalho contínuo para integrar gestão ambiental, social e de governança ao dia a dia da operação”, afirma Amanda Bomtempo, gerente de compliance e responsável por ESG (Environmental, Social and Governance) do Gigante da Pampulha.

Destaques de 2024

11.147,60 m³ de água reaproveitada
Equivalente a cerca de 5 piscinas olímpicas.

121.066 kg de resíduos reciclados
Equivalente ao peso de 22 elefantes adultos

1.345.866 kWh de energia gerada
suficiente para abastecer cerca de 740 casas por um ano