Às vésperas da retomada do Brasileirão, o Atlético sofreu mais uma baixa após exames constatarem uma fratura por estresse na região lombar do volante Patrick. Em um passado recente, este mesmo tipo de lesão já tirou outro meio-campista do Galo de combate. E por longo período.

Na temporada 2023, o volante Allan era titular do Atlético quando sofreu a contusão, no dia 15 de março, durante partida contra o Millonarios, da Colômbia, pela Copa Libertadores. Dois dias depois, os exames confirmaram a fratura por estresse na coluna lombar.

Assim como ocorre agora com Patrick, naquela ocasião o atleta teve que passar por um tratamento conservador, sem necessidade de cirurgia.

Conforme os especialistas, este tipo de lesão ocorre devido ao excesso de carga e impacto na região. O tratamento conservador visa a cicatrização da fratura e a recuperação da função da coluna lombar. Neste sentido, em um primeiro momento, o atleta passa a utilizar uma cinta para a imobilização da região.

Mesmo após se recuperar da lesão, Allan ainda teve que passar por um processo de readaptação física antes de poder voltar a jogar. 

O retorno aos gramados, no entanto, ocorreu já não mais com a camisa do Atlético. Em julho de 2023, Allan foi anunciado como reforço do Flamengo. E estreou pela equipe carioca no dia 12 de julho, na vitória de 2x0 sobre o Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Agora, o jovem Patrick, de apenas 21 anos, vive momento semelhante.

O jogador, que chegou ao Atlético nesta temporada, envolvido na transferência de Paulinho para o Palmeiras, precisou fazer um trabalho de preparação física à parte em seus primeiros momentos na Cidade do Galo.

Patrick só passou a ser relacionado para partidas a partir de fevereiro. Mesmo assim, atuou pouco, sendo acionado em apenas três jogos do Mineiro. Em abril, sofreu entorse no tornozelo direito, mas voltou a jogar já no final do mês.

Entretanto, foi só a partir de maio que começou a ganhar mais espaço no time: atuou em três jogos da Sul-Americana, três do Brasileirão e um da Copa do Brasil, quando marcou um dos gols da vitória de 4x0 sobre o Maringá.

Para a posição de volante, o técnico Cuca conta no momento apenas com Alan Franco, Gabriel Menino, Rubens e Fausto Vera.