O Atlético tem ampla vantagem contra equipes colombianas, tendo vencido 15 vezes nos 24 jogos que fizeram em competições oficiais da Conmebol, torneios e amistosos. O clube mineiro perdeu apenas quatro partidas e empatou cinco. Retrospecto que anima o torcedor alvinegro para o confronto desta quinta-feira, quando o Galo entra em campo para enfrentar o Atlético Bucaramanga, fora de casa, válido pelos playoffs da Copa Sul-Americana.

O confronto contra o Bucaramanga é inédito. O Atlético já enfrentou outras sete equipes do país vizinho - Independiente Santa Fe, Atlético Nacional, America de Cali, Deportes Tolima, Millionarios, La Equidad e Junior Barranquilla. O último foi o Millionarios, pela terceira fase do Copa Libertadores de 2023, quando os mineiros chegaram às oitavas-de-final. No jogo de ida, empate de 1 a 1. Na volta, 3 a 1 para o Galo.

O Santa Fe foi o adversário com quem o Galo mais enfrentou: foram seis partidas., pela Copa Sul-Americana de 2010, e Copa Libertadores de 2014 e 2015. Quatro vitórias atleticanas, um empate e uma derrota. O resultado de pior lembrança aconteceu na Libertadores de 2014, na edição seguinte após os mineiros terem sido campeões da competição, quando foram eliminados nas oitavas-de-final para o Atlético Nacional.

 Além dos confrontos com equipes da Colômbia, o Atlético enfrentou a Seleção Colombiana duas vezes, em amistosos realizados em junho de 1981. No primeiro jogo, vitória colombiana por 1 a 0, no estádio El Campín, em Bogotá. No segundo, o Galo goleou por 6 a 1, no Mineirão.

O novo confronto, diante do Bucaramanga, vale vaga nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. O vencedor irá enfrentar o Godoy Cruz, da Argentina, que, por ter terminado a fase de grupos em primeiro lugar, garantiu classificação direta. O duelo de volta entre as equipes será realizado no dia 24 deste mês, na Arena MRV.