O Atlético visitou o Atlético Bucaramanga na Colômbia nesta quinta-feira (17/7) e venceu por 1 a 0, abrindo vantagem nos playoffs da Copa Sul-Americana. O Galo novamente jogou mal, mas Everson fechou o gol e Hulk deixou o dele, de pênalti, para garantir a vitória quando o Galo tinha um a menos em campo.
O Galo fez um dos piores primeiros tempos do clube na temporada, mas foi para o intervalo no 0 a 0 graças a uma grande atuação de Everson, que fez sete defesas só nos primeiros 45 minutos.
Na etapa final, as coisas pareciam que iam piorar para o Atlético quando Alan Franco foi expulso, pelo segundo amarelo, antes dos 10 minutos. No entanto, o time conseguiu abrir o placar minutos depois, com Hulk batendo pênalti sofrido por Igor Gomes, que só entrou por conta da expulsão de Franco, para preencher o meio-campo.
Igor Gomes ainda arrumou uma expulsão do lateral Duarte, do Bucaramanga, após entra em conflito com o colombiano, que recebeu o segundo amarelo.
O Atlético volta a campo às 17h30 de domingo (20), contra o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. A volta contra o Bucaramanga acontece na quinta (24), às 21h30, na Arena MRV.
O jogo
O primeiro tempo foi muito dominado pelo Atlético Bucaramanga, principalmente os 20 minutos iniciais, quando o Galo mal conseguia sair com a bola da defesa e só arriscava lançamentos, a maioria sem sucesso. O goleiro Everson foi o grande destaque da etapa inicial, com sete defesas, quatro delas de maior dificuldades.
Aos sete, ele fez defesa em forte chute de Hinestroza. Aos 21, salvou um recuo errado de Gabriel Menino, defendendo cara a cara com o atacante Pons. Aos 31, ele saiu mal do gol, mas voltou para salvar de carrinho quase em cima da linha. A bola ainda pegou em Lyanco e sobrou para Sambueza, que livre e de cara para o gol, chutou para fora. Aos 36, fez nova defesa em chute forte do atacante argentino.
O Atlético teve uma grande chance apenas. Na primeira, Lyanco deu enfiada de bola para Natanael, que cruzou do fundo para Dudu. Sozinho, o camisa 92 finalizou mal de esquerda e mandou de volta para Natanael na lateral da área, que ainda tenta devolver a bola pra área, mas sem o mesmo sucesso.
No início do segundo tempo, o Atlético ainda ficou com um a menos após Alan Franco levar o segundo cartão amarelo ao cometer falta. Mas isso fez o Galo sair na frente no placar. Igor Gomes entrou na vaga de Dudu para compor e meio e, no primeiro lance, sofreu pênalti. Na cobrança, Hulk balançou as redes.
Após o gol, o Atlético recuou e focou em se defender, já que estava com um a menos. Aos 42, o lateral Duarte, do Bucaramanga, também foi expulso pelo segundo amarelo, após se envolver em confusão com Igor Gomes.
ATLÉTICO BUCARAMANGA 0x1 ATLÉTICO
Motivo: ida dos playoffs da Copa Sul-Americana
Gol: Hulk (Atlético)
Cartões amarelos: Hinestroza, Duarte 2x, Henao (Bucaramanga); Gustavo Scarpa, Igor Gomes, João Marcelo, Alan Franco 2x (Atlético)
Cartão vermelho: Duarte (Bucaramanga); Alan Franco (Atlético)
Local: Estádio Américo Montanini, Bucaramanga - Colômbia
Data: 17, julho de 2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
VAR: Ángel Arteaga (VEN)
BUCARAMANGA: Quintana; Duarte, Mena, Henao, Hinestroza (Salas); Castro, Zárate (Flores), Faber Gil (Mosquera), Sambueza, Londoño (Vásquez); Pons. Técnico: Leonel Alvarez
ATLÉTICO: Everson; Natanael (Igor Rabello), Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Iván Román) e Scarpa (Rômulo); Rony, Dudu (Igor Gomes) e Hulk (João Marcelo). Técnico: Cuca