Essa quinta-feira (24) marca o aniversário de 12 anos da histórica conquista do Atlético da Copa Libertadores. Embalado por Ronaldinho, Victor, Tardelli e companhia, o Galo fez uma campanha épica, com diversas viradas e momentos marcantes durante o mata-mata para conquistar sua primeira Libertadores.
A reportagem de O TEMPO Sports mostra por onde andam os jogadores que conquistaram a Libertadores pelo Atlético em 2013:
Victor
Lenda do clube e figura central na campanha vitoriosa, com a histórica defesa do pênalti batido por Riascos nas quartas de final, além das defesas nas semis e na final, Victor trocou as luvas pelo terno e, desde que se despediu dos gramados em 2021, assumiu o cargo de gerente de futebol do Atlético. Após a saída de Rodrigo Caetano do clube, Victor virou diretor de futebol, cargo que ocupa até hoje. Além da Libertadores, levantou o Mineiro cinco vezes, a Recopa e a Copa do Brasil.
Marcos Rocha
Cria da base do Atlético, o lateral foi titular durante toda a campanha, mas acabou suspenso na final. Rocha defende o Palmeiras desde 2018. Lá, já venceu mais duas Libertadores (2020 e 2021) e é peça importante no time de Abel Ferreira.
Réver
Capitão em 2013, deixou o clube em 2015 e voltou ao Galo em 2019 após jogar por Inter e Flamengo. Aposentou do futebol vestindo a camisa alvinegra em 2024 e, atualmente, é auxiliar técnico do Goiás.
Leonardo Silva
Autor do gol que levou a final para os pênaltis, hoje trabalha na base do clube, como auxiliar técnico na comissão de Leandro Zago na equipe sub-20. Se aposentou em 2019, com 390 partidas com a camisa do Atlético. É o maior artilheiro da posição na história do Galo, com 36 gols marcados.
Júnior César
Entre 2012 e 2013, fez 71 partidas com a camisa do Atlético e foi titular no segundo jogo da final da Libertadores. O ex-lateral deixou os gramados em 2018 e, atualmente, atua em projetos sociais e escolinhas de futebol no Rio. Virou torcedor assumido do Galo.
Pierre
O “pitbull” virou empresário no ramo esportivo e trabalha com marketing e carreira de atletas. Largou os gramados em 2018, após passagem pelo Joinville.
Josué
Aposentado desde 2015, decidiu seguir longe do futebol. Atualmente vive em Goiânia e se divide entre fazendas, comércio de carros e negócios no agronegócio. Também já teve passagem pelo mundo da música sertaneja.
Diego Tardelli
Um dos maiores ídolos da história do Atlético, Tardelli foi um dos artilheiros da Libertadores de 2013, fazendo parte do ‘quarteto mágico’ alvinegro. Ao todo, foram foram 230 partidas e 112 gols pelo Galo. Ele ainda conquistou a Copa do Brasil em 2014, antes de deixar o clube e ir para o futebol russo. Antes de se aposentar, voltou ao Atlético, mas uma grave lesão o impediu de finalizar a carreira como queria. Aposentado em 2023, atualmente vive em Belo Horizonte com a família.
Ronaldinho Gaúcho
Ícone da campanha, R10 hoje atua como celebridade global: participa de jogos festivos, eventos, aposta na música e segue influente nas redes sociais. Foi preso em 2020 no Paraguai por uso de passaporte falso, mas segue como ídolo incontestável do torcedor atleticano.
Bernard
Principal cria da base do Atlético naquele ano, Bernard, aos 19 anos, foi titular da conquista da Libertadores. Foi vendido por um valor recorde após o título para o Shakhtar (UCR). Ainda jogou na Inglaterra, Emirados Árabes e Grécia, antes de retornar ao Atlético em 2024.
Jô
Autor do primeiro gol na final e um dos artilheiros da competição, Jô viveu uma carreira de altos e baixos após deixar o Atlético em 2015. Chegou a anunciar a aposentadoria em 2023, mas voltou atrás e jogou pelo Amazonas e Itabirito. Nos últimos meses, viveu com polêmicas extracampo e chegou a ser preso por não pagamento de pensão.
Giovanni
Reserva de Victor na época, ficou no Atlético até 2018. Após sair do Galo, passou por clubes como Guarani, Paysandu e Água Santa até se aposentar no Novorizontino em 2022.
Michel
Responsável por substituir Marcos Rocha na grande final, Michel ainda está na ativa, atualmente jogando pelo Paysandu. Já passou por clubes como Almería, Las Palmas, Corinthians, Ceará e Juventude. Fora de campo, é casado com a ex-Mulher Melancia.
Gilberto Silva
Aos 45 anos, o volante campeão do mundo em 2002 virou empresário de jogadores e mantém um hotel em Lagoa da Prata, sua cidade natal. Também atua como palestrante e criador de conteúdo digital.
Rosinei
Trabalha na mesma empresa de gestão de carreira que Pierre, a Dodici Sports. Além disso, investe na carreira de treinador, tendo feito curso na CBF e também é comentarista da Rádio Craque Neto.
Leandro Donizete
Conhecido como o ‘General’ alvinegro, se despediu dos gramados em 2017, após passagem pelo Betim. Pelo Galo, fez mais de 230 partidas e ainda conquistou a Copa do Brasil de 2014.
Alecsandro
O atacante foi fundamental na semifinal e na final, convertendo sua cobrança nas decisões por pênaltis. Aposentou em 2022, atuando pelo Primavera-SP.
Richarlyson
Suspenso na final contra o Olimpia, Richarlyson foi titular durante a campanha do título. Atuou no Atlético até 2014 e, depois jogou em times como Chapecoense, Vitória e Guarani. Hoje é comentarista da Globo e do Sportv.
Guilherme
Autor do gol que levou a semifinal contra o Newell’s Old Boys para os pênaltis, Guilherme ficou no Atlético até 2015. Aposentou em 2024, após atuar no Cianorte. Aposentado, recentemente chamou a atenção nas redes sociais por aparecer ‘bombado’ em diversas fotos.
Luan
Sem clube desde que saiu do Centro-Oeste (GO) há mais de um ano, o “Menino Maluquinho” ainda mora em Lagoa Santa, na Grande BH, e é muito ligado ao Atlético. Teve passagem pelo Japão e se tornou um dos mais queridos da torcida.
Cuca
Comandante do Atlético em 2013, retornou ao clube em 2021 para conquistar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Atualmente, está na sua quarta passagem pelo Galo.