O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou que vai julgar um novo recurso do atacante Dudu, do Atlético, no caso envolvendo a presidente do Palmeiras, Leila Pereira. O jogador foi punido com seis jogos de suspensão por misoginia e já teve um recurso parcialmente aceito, que apenas anulou o pagamento de uma multa.
Dudu foi punido com seis jogos de suspensão e R$ 90 mil de multa pelo STJD em julgamento no dia 18 de julho. O Tribunal concluiu que o jogador cometeu misoginia contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras, em postagem nas redes sociais.
A defesa de Dudu entrou com recurso no mesmo dia, mas ele foi aceito apenas parcialmente, retirando a multa e mantendo a punição de jogos. Os advogados do jogador, Diogo Jabur Pimenta e Carla Silene Cardoso Lisboa, pedem agora a reconsideração da decisão, além da suspensão do processo.
O que Dudu alega no recurso?
No recurso que será julgado, a defesa de Dudu pede suspensão completa da punição, já que, segundo o art. 147-A do CBJD, o relator pode reconsiderar decisões a qualquer momento. Eles reafirmam que não houve misoginia ou discriminação do atleta, apenas resposta por críticas recebidas.
O documento obtido por O TEMPO Sports ainda destaca que a auditora Renata Mendonça, relatora da primeira instância, publicou foto ao lado das advogadas de Leila nas redes sociais antes do julgamento, o que, para a defesa, coloca em dúvida a imparcialidade dela no julgamento.
O recurso ainda cita que as declarações do jogador foram realizadas fora do ambiente esportivo, o que torna o STJD incompetente para julgar o caso. Além disso, a defesa afirma que a União Brasileira de Mulheres (UBM), que foi responsável pela denúncia no âmbito esportivo, não tem legitimidade para isso por não integrar o sistema esportivo.
As questões entre Dudu e Leila também correm nas esferas cíveis e criminais, nos tribunais de São Paulo e Minas Gerais. Isso é outra questão apontada pela defesa como justificativa para a suspensão da punição ao jogador, pois é preciso aguardar a definição definitiva da Justiça Comum.
Pela punição, Dudu já ficou de fora de dois jogos do Atlético no Brasileiro, e também pode ficar de fora do duelo da Copa do Brasil nesta quinta, dia do julgamento do recurso, contra o Flamengo. Caso o recurso seja aprovado, ele vai estar apto para jogar, mas, para isso, precisa viajar com o elenco na tarde desta quarta (30), para o Rio de Janeiro.