Depois de ficar um mês longe dos gramados, o Atlético inicia esta semana intensificando a preparação para voltar a campo diante do Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no próximo sábado (12/7), a partir das 21h. E o Alvinegro leva a melhor no histórico do confronto: em 59 jogos por competições oficiais, o Galo venceu 24 vezes, empatou 19 e perdeu em 16 oportunidades. Apesar de ter perdido por 3 a 0 no último encontro na capital baiana, a Fonte Nova é palco de alegria para Cuca e os atleticanos.
No dia 2 de dezembro de 2021, em um duelo emocionante, o Atlético venceu o Bahia por 3 a 2 na casa do tricolor baiano e se sagrou campeão brasileiro daquele ano, encerrando um jejum de 50 anos sem conquistar a principal competição do país. E os torcedores alvinegros se arrepiam só de lembrar daquela partida.
Os cinco gols foram anotados nos 45 minutos finais. Aos 16 e aos 20, Luiz Otávio e Gilberto colocaram o Bahia dois passos a frente da vitória. Mas o Atlético não abaixou a cabeça e revertou a história daquele confronto. Hulk, aos 27 minutos, e Keno, aos 28 e aos 32, viraram o placar e deram o título brasileiro ao Alvinegro.
Curiosidades e retrospecto dentro e fora de casa
De acordo com o painel de estatísticas do OGol, foram disputadas 28 partidas com o Galo sendo mandante. A equipe mineira conquistou 17 vitórias, empatou seis vezes e perdeu apenas cinco jogos. Com o Bahia sendo anfitrião, foram registrados 30 jogos entre as duas equipes, com retrospecto favorável ao Tricolor. São dez vitórias baianas, 13 empates e sete vitórias do Galo.
Apenas um jogo entre o Alvinegro e o Bahia foi disputada longe de Belo Horizonte ou Salvador. No dia 10 de julho de 2002, a equipe de Salvador bateu os mineiros por 3 a 1, em jogo válido pela fase de grupos da extinta Copa dos Campeões do Regionais.
O jogo foi disputado no estádio Albertão, em Teresina, capital do Piauí. Naquela época, os tricolores se classificaram por serem campeões da Copa do Nordeste de 2002, enquanto os atleticanos ficaram no terceiro lugar da extinta Copa Sul-Minas. O Atlético foi eliminado na fase de grupos daquela competição, enquanto o Bahia foi eliminado nas quartas-de-final pelo Paysandu, que foi o campeão.
Galo de Milito saiu derrotado no último encontro com o Bahia
No dia 15 de setembro de 2024, o Atlético, que ainda era comandado pelo argentino Gabriel Milito, foi superado pelo Bahia por 3 a 0, em jogo válido da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. A partida foi disputada na Fonte Nova contou com gols de Everaldo, Everton Ribeiro e Luciano Rodríguez.
No 1º turno do Brasileirão do ano passado, baianos e mineiros empataram por 1 a 1, em duelo na Arena MRV. O atacante Hulk marcou um golaço de falta, mas o ex-atleticano Ademir respondeu com outro golaço e igualou o placar para a equipe de Salvador.
Posições no Brasileirão de 2025
Bahia e Atlético estão bem próximos na tabela de classificação do Brasileirão de 2025. O time comando por Rogério Ceni está na 4ª posição, com 21 pontos anotados. Já os comandados de Cuca estão na 7ª colocação, com 20 pontos conquistados.