Atlético e Cruzeiro, que começam a decidir nesta quarta-feira (27/8), na Arena MRV, às 21h30, uma vaga na semifinal da Copa do Brasil vão se enfrentar pela sexta vez em um mata-mata de competições nacionais ou internacionais. Nesse recorte, até agora foram dois encontros no Campeonato Brasileiro, outros dois pela Copa do Brasil e mais um pela extinta Copa Oro, competição da Conmebol realizada na década de 1990. A vantagem, até aqui, é do Atlético, que conseguiu quatro classificações contra uma do Cruzeiro.
Apenas um desses encontros foi em uma decisão, a da Copa do Brasil de 2014. O Atlético venceu os dois jogos. A ida, por 2 a 0, no Independência, e a volta, por 1 a 0 no Mineirão. Cinco anos depois, pelas quartas de final da mesma competição, deu Cruzeiro, que fez 3 a 0 na ida, na Pampulha. Na volta, o Atlético fez 2 a 0, no Independência, mas foi insuficiente para se classificar. Na fase seguinte, o Internacional tirou o Cruzeiro.
Leia mais: Atlético x Cruzeiro: saiba quais jogadores estão pendurados na Copa do Brasil
O primeiro encontro, porém, entre os dois em um mata-mata que não fosse pelo Campeonato Mineiro ou outra competição estadual foi no Campeonato Brasileiro de 1986. Os dois empates (0 a 0 e 1 a 1) nas quartas de final deram a vaga ao Atlético, que tinha melhor campanha na competição. Na semifinal, porém, o Guarani eliminou o Galo.
Os dois voltaram a se encontrar em um mata-mata de Brasileirão em 1999, quando o Cruzeiro era quem tinha a vantagem nas quartas de final contra o Atlético por ter a melhor campanha. Na época, o classificado sairia em uma melhor de três jogos. O Atlético fez 4 a 2 e 3 a 2 e eliminou a necessidade de uma terceira partida. O Galo ainda avançaria até a final, mas foi derrotado pelo Corinthians.
Leia mais: Levir Culpi abre o coração sobre os clássicos mineiros: "nunca esqueci"
Atlético e Cruzeiro se enfrentaram em um único mata-mata de uma competição internacional. Em 1993, a Conmebol criou a Copa Oro, reunindo os campeões dos seus torneios em 1992, a Libertadores (São Paulo), a Conmebol (Atlético), a Supercopa (Cruzeiro) e a Copa Master da Supercopa (Boca Juniors). Na semifinal, disputada em partida única, o clássico mineiro ficou no 0 a 0 no tempo normal e o Atlético avançou nos pênaltis. Na decisão, o Boca Juniors ficou com a taça, derrubando o Galo.
Competições regionais e comemorativas
Considerando competições regionais e comemorativas, Atlético e Cruzeiro também se encontraram em fases de mata-mata. Na Copa Sul-Minas, que durou três edições, entre 2000 e 2002, os dois gigantes mineiros se encontraram em duas semifinais, em 2001 e em 2002. Nas duas ocasiões, o Cruzeiro eliminou o Atlético e ficou com o título.
Um mata-mata entre os dois marcou também a Copa Centenário de Belo Horizonte, torneio realizado em 1997 com a participação de convidados especiais como o Milan (Itália) e o Benfica (Portugal). A final foi mineira, com vitória do Atlético sobre o Cruzeiro por 2 a 1.
Os dois também participaram de um torneio internacional amistoso, o Torneio de Verão, em 2009, em Montevidéu, no Uruguai. O Cruzeiro fez 4 a 2 no Atlético e se classificou para a final, que conquistou diante do Nacional local.