Com trajetória histórica no comando de Atlético e Cruzeiro, o ex-treinador Levir Culpi falou com exclusividade à reportagem de O TEMPO Sports sobre as memórias do período de trabalho nos times mineiros. O alvinegro e o celeste se enfrentam nesta quinta-feira (27/8), na Arena MRV, pelas quartas de final da Copa do Brasil — competição já conquistada por Levir durante a passagem pelos dois clubes.
Aposentado desde dezembro de 2019, o curitibano de 72 anos acumula cinco conquistas do Campeonato Mineiro, sendo três pelo Galo e duas pela Raposa, e agora curte a vida fora das quatro linhas. Mesmo distante do futebol, guarda lembranças especiais de sua passagem por Minas.
"O clássico mineiro é muito bacana. É uma recordação que não sai da cabeça, sabe? É uma viagem. Mas é, de coração, uma coisa muito bacana [que] eu tenho até hoje, nunca mais esqueci e vou guardar para sempre. Não sei nem como agradecer de tão feliz que eu fui no tempo que estive em Minas", afirmou.
Relembrando clássicos entre os times pelos quais levantou a taça da Copa do Brasil, Levir definiu a partida como uma "coisa espetacular". Para ele, a grande magia do futebol está justamente no fator surpresa.
"Por exemplo, eu já estava ganhando de 4 a 0 e, de repente, empatamos em 4 a 4. Como é que você vai imaginar um negócio desse? Esse é o grande momento do futebol: ninguém consegue exatamente definir o que vai acontecer", relatou. "É muito bacana e prazeroso. Nas jogadas acontecem coisas maravilhosas — e também falhas. O cara chuta pra frente, a bola vai pra trás, de repente entra... Então você nunca tem certeza. Por isso é um dos esportes mais queridos do mundo", completou.
Além dos clássicos, Levir também lembrou com carinho das campanhas vitoriosas na Copa do Brasil. As duas conquistas da carreira aconteceram justamente à frente de Cruzeiro e Atlético, em 1996 e 2014. "Essa competição é muito legal, mas é muito difícil... E aí você levanta a taça de campeão, é um negócio muito bacana. Realmente, eu agradeço a Deus por ter tido essa oportunidade", disse o treinador.
Ao ser questionado sobre o resultado do clássico desta quarta-feira em Belo Horizonte, Levir preferiu não arriscar palpites. Ainda assim, destacou a grandeza do duelo entre os rivais. "Cruzeiro e Atlético é um jogo espetacular", afirmou. "Que todo mundo tenha a oportunidade de ser feliz — mas só a metade vai ficar muito feliz, né? Não sei o que vai acontecer, só desejo que seja um grande jogo", brincou.
Atlético x Cruzeiro
Atlético e Cruzeiro se enfrentam pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, às 19h30, na Arena MRV, com operação especial de trânsito para o clássico. A segunda e decisiva partida será disputada no dia 11 de setembro, também às 19h30, no Mineirão. Esta é a terceira vez que as equipes se encontram pela competição.