Allan está esperançoso. Não pareceu da boca para fora quando o volante do Atlético destacou o próprio otimismo com o 2023 que o Galo tem pela frente. O primeiro passo foi dado com a vitória por 2 a 1 sobre a Caldense, nesse sábado (21), dia em que o jogador completou três anos da estreia com a camisa alvinegra.
Tempo suficiente para o "Pitbull" – como é chamado pela torcida – se sentir em casa. "A cada ano me identifico mais com o clube e com as pessoas. Gosto demais dali. Pretendo ficar mais tempo, porque é um lugar onde as pessoas me acolhem bem. Não tenho do que reclamar", afirmou o atleta à TV Galo.
Mas o início, em 2020, foi difícil. Allan já estava no Atlético quando o time sofreu um dos maiores vexames de sua história: a eliminação para o Afogados da Ingazeira-PE na Copa do Brasil. Um pouco antes, o Galo já havia caído na primeira fase da Copa Sul-Americana, para o Unión-ARG. Resultados que culminaram com a demissão do técnico venezuelano Rafael Dudamel ainda em fevereiro.
"A chegada foi meio estranha, o time não estava encaixado, mas o futebol que eu jogo hoje eu sempre joguei. Era uma questão de... não sei se adaptação ou encaixe, enfim...", avalia o volante. "Passávamos por um momento muito ruim e eu não vivia uma boa fase. Depois, as coisas foram mudando."
Para o restante da temporada, Jorge Sampaoli assumiu a equipe, que terminou o Campeonato Brasileiro em terceiro lugar. Ao fim o ano, o argentino seguiu para o Olympique de Marseille-FRA e foi substituído no Galo por Cuca.
"Chegou o Cuca e a gente conquistou tudo o que conquistou no ano e eu fui um dos jogadores em evidência", relembra Allan sobre 2021, temporada mais vencedora da história do Atlético, que faturou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
O ano mágico foi sucedido por um 2022 frustrante. A base da equipe multicampeã foi mantida, mas veio apenas o título Estadual. Na Libertadores, o time parou nas quartas de final; na Copa do Brasil, ficou nas oitavas; e no Brasileiro, terminou em sétimo.
Cenário que o jogador nem imagina para a nova temporada. "Vai dar tudo certo neste ano, vai ser melhor do que o ano passado. Escreve isso!"