Pronto para assumir o comando do Atlético pela terceira vez, o técnico Cuca mandou um recado para a torcida pouco tempo depois de ser anunciado oficialmente pelo clube neste sábado (23). Ele começa na segunda-feira na vaga de Antonio Turco Mohamed, demitido após o empate em 1 a 1 com o Cuiabá, fora de casa. Seu novo contrato será curto, apenas até o fim desta temporada. No jogo contra o Corinthians, domingo (24), no Mineirão, pelo Brasileiro, o auxiliar Lucas Gonçalves comanda o time interinamente.
Cuca fez questão de destacar que interrompeu, momentaneamente, seus projetos pessoais para atender o chamado da diretoria e da Massa. Ele volta à Cidade do Galo após sete meses com total apoio dos jogadores, que também queriam o seu retorno. “Não podia deixar de atender esse chamado da diretoria, da Massa, para me unir novamente ao grupo de jogadores nesta empreitada difícil, mas com bastante otimismo para que a gente possa atender aos anseios de todos. Nossa história com o Galo é uma história muito grande, muito bonita, e não tinha como neste momento eu negar os meus serviços ao clube que eu tanto amo. Um abração, vamos firmes mais uma vez”, afirmou Cuca em vídeo divulgado pelo Atlético.
Cuca deixou o Atlético no final do ano passado para se dedicar à família e com o sentimento de dever cumprido, tendo sido o comandante da temporada memorável do clube. Depois rejeitou diversos convites de outros clubes, mantendo o foco em ser o treinador da seleção após a saída já anunciada de Tite, prevista para depois da Copa do Mundo do Catar. Porém, neste momento em que o Galo passa por má fase técnica, que culminou com a demissão do argentino Antonio Turco Mohamed, o ídolo da Massa acabou resistindo ao chamado da diretoria.
Campeão da Libertadores de 2013 e do Triplete Alvinegro de 2021, o nome dado pelo clube para a conquista dos três títulos na temporada passada (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), o curitibano Alexi Stival, de 59 anos, também conquistou os Estaduais de 2012 e 2013 pelo Galo. Em suas passagens pelo clube de 2011 a 2013 e depois em 2021, o treinador construiu uma relação íntima e de confiança com a torcida, apesar de deixar o time duas vezes, por decisão própria, durante o Mundial de Clubes em 2013 e após o grande ano de 2021. Com seis troféus, o mesmo número de conquistas de Levir Culpi, Cuca é o treinador mais vitorioso da história do Galo considerando ter levantado as taças mais importantes. Levir, também de Curitiba, levou o Atlético às conquistas de três Estaduais (1995, 2007 e 2015), da Série B de 2016, da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana de 2014.
Cuca já dirigiu o Galo em 224 jogos, com 128 vitórias, 48 empates e 48 derrotas. Seu último jogo no comando alvinegro foi em 15/12/2021, na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, em Curitiba, no segundo confronto da final da Copa do Brasil.
No comando, o nosso ídolo, mais uma vez: bem-vindo de volta, Cuca! 🖤🤍 pic.twitter.com/mZ1Joqg2JH
— Atlético (@Atletico) July 23, 2022