Uma faixa contra o investidor norte-americano Peter Grieve foi colocada em frente a sede do Atlético, em Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O protesto é contra a aquisição da maior parte da futura SAF alvinegra por parte dele.
Funcionários do clube e quem passava pela avenida Olegário Maciel puderam ver a faixa, que ficou estendida por cerca de meia hora, mas foi retirada posteriormente.
O processo de transformação do futebol do Galo em sociedade anônima do futebol (SAF) ocorre em sigilo pelo clube, apesar de que informações iniciais já foram transmitidas a conselheiros.
Quem é Peter Grieve?
Peter Grieve, que possui referências em investimento no futebol, porém, não como protagonista em se tratando do desempenho de suas equipes.
Líder do The Football Co, um grupo investidor que comprou um clube no Zimbábue, o Bantu Robers, ainda em 2009 e o geriu até 2017. Nesse período, o clube africano disputou a primeira divisão em quatro temporada, conseguindo o 9ª lugar como a melhor colocação.
Grieve atuou como membro do conselho de uma organização chamada Grassroot Soccer para ensinar jovens da África sobre a prevenção do HIV por meio de um currículo baseado no futebol. Foi aí que ele estreitou laços com o futebol do Zimbábue.
Outra experiência de Grieve no futebol aconteceu de 2017 até 2019, quando comprou o Europa Point, em Gibraltar. Além dele, Grieve tentou comprar o Hull City, da segunda divisão inglesa, em 2016, mas o clube inglês mudou os valores pouco antes do acerto e o fundo investidor se retirou da negociação.
Ex-fuzileiro naval dos EUA e e com passagens no Goldman Sachs, banco de investimentos em Nova York, Peter Grieve pretende investir R$ 1 bilhão na SAF alvinegra por mais do que os 50% + uma ação que haviam sido divulgados inicialmente.
Peter Grieve tentou ser o sócio majoritário da SAF do Botafogo, no final do ano passado. Mas o processo não foi aprovado pelo conselho do clube carioca, já que John Textor estava na frente por ter um projeto financeiro mais seguro na visão dos sócios do clube botafoguense.
Votação
O Conselho Deliberativo do Atlético deve voltar a mudança do clube para SAF em fevereiro ou no mais tardar março. A proposta do investidor vem sendo debatida e negociada pela direção atleticana antes de ser levada para a apreciação dos conselheiros.
Informações sobre a proposta
O Galo lançou na última semana um hotsite em que apresenta ao torcedor as informações sobre o que pretende com a SAF atleticana. Para acessar o hotsite, basta clicar aqui.
Porém, as explicações que o clube pode explicitar são somente a idealização e premissas para a transformação do clube em sociedade anônima. Afinal, o clube se encontra no período de confidencialidade em meio à proposta não-vinculante que tem em mãos.
Na quarta-feira (7), em setembro, o Atlético votou e aprovou a adesão do clube à lei 14.193/2021, que autoriza os clubes brasileiros a se tornarem Sociedade Anônima do Futebol. Este foi o primeiro passo formal para a implantação do novo sistema no clube alvinegro.
Procura por investidores
No processo de encontrar um sócio, o Galo conta com a assessoria financeira de duas empresas, a EY e BTG.
"Foram mais de 100 investidores acessados, chegamos a oito ofertas não vinculantes, depois caminhamos para um fundo que entendemos representar o que a gente busca como a SAF ideal", declarou Rafael Menin, membro do órgão colegiado.
Proposta não-vinculante
Proposta que revela intenções das partes na negociação, mas que ainda não há a obrigação da negociação acontecer.
Possível divisão de cotas
O time mineiro também tem algumas diretrizes: manter um time protagonista e, ao menos, 30% das ações continuarem pertencentes à Associação.
A Arena MRV e outros ativos do clube, como a Cidade do Galo, por exemplo, não estão inclusos, sendo a venda feita por 50% + 1 ações do clube ao investidor.
Há a possibilidade da porcentagem restante ser direcionada a membros do órgão colegiado, que aportaram milhões para a montagem do elenco em 2020.
Prazo para transformação em SAF
A SAF do Galo está a detalhes de ser concluída, estando até prevista no orçamento do clube para 2023, prevendo abatimento de dívidas, que estão na casa dos bilhões e serão abatidas periodicamente, e investimentos no futebol do clube.
A apreciação e votação do Conselho Deliberativo está previsto para fevereiro ou no máximo até março.