A vitória contra o então líder São Paulo, na última rodada, deu um novo ânimo para o Atlético galgar objetivos maiores no Campeonato Brasileiro. Segunda-feira (10), às 20h, contra o Atlético-PR, mais uma vez no Horto, fechando a 24ª rodada, a equipe alvinegra tenta provar que o gás está, de fato, renovado. Fora de competições mata-matas, o Galo tem como principal meta a classificação para a Copa Libertadores do próximo ano.
Em uma temporada de reconstrução, com montagem e remontagem do time, o alvinegro tem se sustentado na parte de cima da tabela, mas pecado em momentos chaves e perdido pontos preciosos, parte deles em casa – 10 no total. Mas, restando 15 rodadas para o fim do torneio, ainda é possível descontar o prejuízo.
Após o chamamento do experiente Ricardo Oliveira – que acabou tendo o contrato estendido de 2019 para o 2020 –, na semana passada, o Galo mostrou que pode ser mais vibrante e intenso, tal como manda suas tradições. Para isso, conta com o fiel apoio de sua torcida, que vem enchendo o Independência nas últimas partidas.
“A partir de agora, tem que ser assim. Temos que entrar ligados, inflamados, para se impor, mostrar que é o Atlético que está em campo e conquistar coisas maiores no campeonato. A gente vinha de uma irregularidade, alguns jogos bons, outros ruins. Precisamos de uma sequência para chegar cada vez mais perto dos líderes”, analisou o zagueiro Iago Maidana, que ganhou o lugar de Gabriel na zaga.
Já são nove partidas seguidas de Maidana entre os titulares do Atlético. Nesse período, a defesa alvinegra, que era uma das mais vazadas da competição, levou seis gols, passando ilesa em quatro partidas.
Oponente. Em franca recuperação no Campeonato Brasileiro, o Furacão vem de derrota para o Palmeiras, em São Paulo, mas tinha vencido as três partidas anteriores. A equipe paranaense, comandada pelo novato técnico Tiago Nunes, no entanto, ainda não venceu fora de casa na competição nacional. “Temos que tomar os devidos cuidados, respeitá-los. É uma equipe que vem de uma evolução muito clara, conseguindo vitórias, mas com performances boas também. Mas temos que impor nosso jogo, fazendo o que sabemos de melhor”, ponderou o técnico Thiago Larghi.
Depois de um jogo intenso contra o São Paulo, na última quarta-feira, o alvinegro ganhou um dia a mais na preparação para a partida desta segunda-feira, na comparação com a maioria das outras equipes. Isso, de certa forma é analisado positivamente pela comissão técnica, ainda mais que o próximo compromisso será apenas no próximo domingo, no clássico contra o Cruzeiro.
“No pós-jogo, nosso fisiologista trouxe os números. Foram altíssimos, de altíssima intensidade, com indicadores que os jogadores foram no limite. Temos que recuperar bem e aproveitar esse tempo”, ressaltou Larghi em entrevista coletiva na última sexta-feira.
Patric volta à lateral direita após sete partidas
Sete jogos depois, o lateral Patric volta a ser titular na lateral direita. Novo dono da posição, o garoto Emerson está suspenso. “Será um jogo muito prazeroso. O jogo contra o Atlético-PR é muito truncado, de esforço físico. Estou muito feliz, muito motivado por esta oportunidade. Vou fazer o que sei fazer, junto com os companheiros. Essa confiança que conseguimos resgatar vem sendo diária”, ponderou Patric.
O técnico Thiago Larghi, por sua vez, lamentou a saída do titular Emerson, mas demonstrou toda confiança no substituto. “O Emerson é um jogador que vinha atuando, um jovem que vem somando ao nosso grupo, mas o Patric é um grande jogador também, um líder dentro e fora de campo, um jogador que se empenha demais nos treinamentos e que tem nossa confiança para fazer o jogo”, explicou o treinador alvinegro.
Thiago Larghi fez também um pedido especial aos torcedores atleticanos. “Peço que a torcida o apoie, que dê moral para ele, para que a coisa positiva vire para o lado dele. É um grande jogador, tem um histórico bom”, ponderou o comandante atleticano. Historicamente, Patric é um atleta sempre muito contestado por oscilar entre bons e maus momentos. Aos 29 anos, o lateral é um dos jogadores mais experiente do elenco. Está no Galo desde 2011, foi emprestado diversas vezes, mas já passou da casa de 130 jogos com a camisa alvinegra. “O Atlético-PR tem jogadores de beirada com muita força. Ele vêm em uma evolução, mas nós também”, afirmou Patric.
Equipes
Galo. O técnico Thiago Larghi conta com o retorno de Elias, livre de suspensão, para a partida desta noite. Embora seja tendência, o treinador alvinegro não confirmou a escalação do volante. Ele pode entrar tanto no lugar de Matheus Galdezani quanto na vaga de Tomás Andrade – esse último foi o substituto de Chará, que está servindo à seleção da Colômbia, no jogo contra o São Paulo. Sem o lateral-direito Emerson, suspenso, o antigo titular Patric vai ocupar o setor.
Furacão. O lateral-esquerdo Renan Lodi e o volante Wellington estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Márcio Azevedo e Bruno Guimarães devem ser os substitutos escolhidos pelo técnico Tiago Nunes. Raphael Veiga volta à equipe paranaense. O atacante Marcelo Cirino segue no departamento médico. Bruno Nazário, que sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, passará por cirurgia e ficará ao menos seis meses sem jogar.