O Atlético se prepara para o confronto de volta das oitavas de final da Sul-Americana, contra o Godoy Cruz, às 19h desta quinta-feira (21/8), na Argentina. O Galo busca um resultado inédito em solo argentino no torneio para confirmar a vaga nas quartas e bater outro feito que nunca conseguiu.
O Galo nunca saiu da Argentina sem uma derrota em jogos de Sul-Americana. Foram três confrontos até então, contra San Lorenzo, Colón e Unión, com três revés. Para o jogo desta quinta, o time de Cuca precisará quebrar esse tabu para garantir a classificação no tempo normal.
Como venceu a ida por 2 a 1, o Atlético pode apenas empatar para ficar com a vaga. Em caso de derrota por um gol de diferença, a disputa irá para os pênaltis. Dois ou mais gols, o Galo estará eliminado.
Por conta dessas derrotas citadas, o Atlético nunca conseguiu eliminar uma equipe argentina na Sul-Americana. Em todas as três ocasiões, foi eliminado. A diferença da vez é que o Galo faz o segundo jogo fora. Nas outras três, decidiu em casa.
Por outro lado, o Galo tem um retrospecto excepcional contra times argentinos recentemente, mas na Libertadores. O Atlético avançou nos últimos quatro mata-matas que enfrentou times da Argentina. Além disso, são 11 jogos de invencibilidade contra eles, somando todas as competições.
Atlético na Argentina em jogos de Sul-Americana
- 2018: San Lorenzo 1x0 Atlético - 1ª fase (0x0 na volta - eliminado)
- 2019: Colón 2x1 Atlético - Semifinais (2x1 na volta - eliminado nos pênaltis)
- 2020: Unión 3x0 Atlético - 1ª fase (2x0 na volta - eliminado)