O Atlético está sofrendo com desfalques no sistema defensivo recentemente. Para o jogo desta quinta-feira (21/8), por exemplo, contra o Godoy Cruz, o técnico Cuca só tem três zagueiros à disposição. Diferente dos antecessores no cargo, o treinador não tem opções do sub-20 para ajudar a completar o time principal, já que a categoria vive uma péssima fase e foi até rebaixada no Campeonato Brasileiro.

Cuca não conta com seu melhor zagueiro, Lyanco, que se lesionou. Além disso, o Galo emprestou Rômulo ao Sporting (POR) e liberou Igor Rabello para acertar com o Fluminense. Resta, então, os canhotos Alonso e Vitor Hugo, que ele já deixou claro que não quer colocá-los juntos, e o jovem chileno Iván Román, que ele também deu a entender que não está totalmente pronto.

Nos últimos dois anos, o Atlético também passou por momentos em que setores do time ficaram extremamente defasados, mas os treinadores (Coudet, Felipão e Milito) tiveram, pelo menos, a opção de apostar em alguns jovens do sub-20. Foi assim que o zagueiro Rômulo, o volante Paulo Vitor, e os atacantes Alisson, Cadu e Isaac ganharam suas primeiras oportunidades.

Com exceção de Alisson, nenhum dos jovens se tornou destaque do time, mas foram, no mínimo, importantes para completar o elenco em meio a vários desfalques do time, algo que Cuca nem pode fazer hoje.

O atual sub-20 do Atlético passa por uma fase terrível, tendo sido rebaixado no Brasileiro da categoria e sem conseguir produzir jogadores minimamente preparados para atuar no profissional. A categoria vive reformulação no momento. Ou seja, Cuca não tem um zagueiro para “puxar” e completar o elenco profissional.

Realmente não há jogadores para Cuca na base do Galo?

A reportagem de O TEMPO Sports conversou com a página “Galinho News”, que acompanha de perto toda a base do Atlético. Para eles, há dois zagueiros com potencial: Vitão e Xavier. Ambos de 17 anos e considerados ainda “crus” pela página.

Vitão é defensor da seleção brasileira e atuou mais pelo sub-20 neste ano, mas, como a categoria não ajudou, ele não conseguiu o desenvolvimento necessário para estar à altura do profissional ainda, comentou a Galinho News. Xavier ainda está um passo atrás, já que não recebeu muitas oportunidades nem no sub-20 ainda.

Ambos são considerados pela página em um estágio atrás de Rômulo, por exemplo, quando o defensor recebeu as primeiras oportunidades no profissional.