O Atlético pagou caro por não ter feito um bom segundo tempo diante do Fortaleza e foi derrotado na estreia do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. Hulk abriu o placar para o Galo, no primeiro tempo, mas Pikachu empatou para os cearenses, e virou na segunda etapa.
O resultado frustra o torcedor atleticano, empolgado com a melhor campanha na Libertadores e com a recente conquista do Campeonato Mineiro. O time deixou a desejar nos últimos 45 minutos e viu o Fortaleza jogar melhor.
O desgaste pela maratona de jogos e o horário do jogo podem servir como justificativas, porém, pelas peças que Cuca possui à disposição, deveria ter apresentado um futebol melhor na segunda metade da partida.
O jogo
O Atlético começou o jogo tomando as ações da partida. Indo para cima, mas esbarrando na boa marcação do Fortaleza, no forte calor de 27º pela manhã em Belo Horizonte e nas finalizações erradas e no último passe.
O time sentia o horário pouco convencional da partida, afinal, é a primeira vez na temporada que atuava às 11h (de Brasília). Mas, mesmo assim, o time buscava o ataque a todo momento. E numa descida, Hulk foi empurrado pelo zagueiro Benevenuto. Pênalti.
O atacante que sofreu a penalidade bateu e marcou o primeiro gol do Atlético no Campeonato Brasileiro.
Mas no segundo tempo a história mudou. O Fortaleza, que já havia terminado o primeiro tempo pressionando o Galo, conseguiu imprimir um ritmo de jogo que complicou a defesa alvinegra. Chegou a marcar com Róbson, após rebote de Everson, mas o gol foi anulado por impedimento.
E não demorou muito para o empate acontecer. Pikachu entrou livre pela esquerda da defesa alvinegra e fuzilou Everson, que nada pôde fazer. Justo empate no Mineirão.
Mas o Fortaleza seguia sendo melhor e sacramentou a vitória nos acréscimos da partida, em rápido contra-ataque e, cara a cara com Everson, mandou no ângulo para dar a vitória ao Fortaleza.
Atlético 1 x 2 Fortaleza
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021-05-30
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Hulk (A); Pikachu (2) (F)
Cartões amarelos: Allan, Igor Rabello (A); Wellington Paulista, Felipe (F)
Atlético
Everson; Guga, Rabello, Alonso e Arana; Allan, Tchê Tchê e Nacho; Savarino, Hulk e Marrony. Técnico: Cuca
Fortaleza
Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi e Daniel Guedes (Pikachu); Ederson, Felipe (Matheus Jussa) e Matheus Vargas; Lucas Crispim (Bruno Melo), Wellington Paulista (Romarinho) e Róbson (David). Técnico: Juan P. Vojvoda