Melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 47 gols, o Atlético tem Ricardo Oliveira como o vice-artilheiro da competição, com 11 gols, além de Róger Guedes, que deixou o clube no meio do ano tendo feito nove tentos. Apesar de tanta concentração das bolas nas redes em dois nomes, o Galo também pode ser considerado um time solidário no ataque. Os outros 27 gols marcados pela equipe ficaram bem distribuídos por 12 diferentes jogadores.

O último atleta a entrar nessa lista foi o lateral-direito Emerson, que fez o primeiro dele com a camisa alvinegra no último domingo, na vitória sobre o Sport por 5 a 2, no Independência. Dentre os que já deixaram a marca no Brasileirão deste ano estão também Bremer e Otero que, a exemplo de Guedes, foram negociados durante a parada para a Copa do Mundo. Curiosamente, o Galo também tem no elenco um jogador que já fez dois gols na competição, mas não pelo alvinegro. Contratado em junho, Denilson anotou os seus quando ainda era atleta do Vitória.

Atletas de todos os setores do Atlético já balançaram as redes, com exceção do goleiro Victor. Do atual time titular, apenas o zagueiro Maidana, suspenso para a partida do próximo sábado, contra a Chapecoense, e o volante Zé Welison, ainda não deixaram os deles. Reservas como Tomás Andrade, com três gols, e Matheus Galdezani, com um, já deixaram sua marca.

Outro que chegou há pouco tempo, o meia Nathan, contratado no meio do ano, foi titular no início, mas ainda não deixou o dele. “Quanto a marcar o gol ou não, eu sou muito tranquilo. O meu pensamento, em primeiro lugar, é o Galo sair com a vitória. Claro que, na minha posição, vou procurar arriscar chutes de fora da área. No momento certo, se Deus quiser, ele vai sair”, disse Nathan.

Outros. O Atlético não é o mais “eclético” entre os 20 times do Brasileiro. O Grêmio, por exemplo, que costuma escalar ora equipe titular ora equipe reserva, já viu 17 jogadores diferentes balançarem as redes. O time gaúcho fez 35 gols na competição. Na outra ponta, o Paraná, que tem só 12 gols – um a menos que o artilheiro Gabriel, do Santos, que tem 13 – registra nove atletas diferentes marcando gols.

Em toda a temporada, o número de jogadores do Galo que fizeram gol sobe para 17, incluindo atletas que já não estão mais no clube, como Otero e Erik. Ricardo Oliveira é o artilheiro do time no ano, com 20 gols.