O Atlético tem procurado diminuir a quantidade de jogadores no elenco, emprestando atletas para outras equipes ou liberando aqueles que estão sem espaço ou mesmo fora dos planos. O último deste perfil a sair foi o volante Lucas Cândido, emprestado ao Vitória até o fim da Série B.

Mas, mesmo com o desligamento do zagueiro Martín Réa, do atacante Leandrinho e do lateral Renan Guedes, cujos vínculos se encerraram neste meio de ano, e da aposentaria precoce de Adilson, devido a um problema cardíaco, o elenco alvinegro ainda tem 32 atletas.

No dia a dia da Cidade do Galo, o técnico Rodrigo Santana chega a montar três times, reforçado, às vezes, com garotos das categorias de base, por causa de jogadores que estão no departamento médico.

Com muitas jovens promessas no elenco, a intenção da diretoria é encaixá-las em outros clubes para colocá-las em vitrine. Nomes como o lateral-esquerdo Hulk e os meias Bruninho e Daniel Penha se encaixam nessa situação, assim como o agora titular atacante Alerrandro, que tem tido mais visibilidade, e pode render uma boa grana.

“Não é questão de enxugar. É uma avaliação técnica que fazemos todos os dias. E aqueles que eventualmente não poderão ser aproveitados com mais assiduidade podem ser emprestados. Quando cheguei, tínhamos um elenco grande, agora já está bem menor. São ativos do clube. A melhor maneira é valorizá-los é jogando. Às vezes, não com a sua camisa. É construir caminhos. Jogadores que não tem espaço no Atlético possam demonstrar sua capacidade com outras camisas para voltar mais fortes para o elenco ou serem vendidos”, avaliou o diretor de futebol, Rui Costa.

O Atlético precisará definir nos próximos dias a renovação ou não de contrato com o lateral-direito Carlos César. O jogador, que está no clube desde 2011, tem vínculo até o fim deste mês. O clube conseguiu prorrogar o contrato de empréstimo do meia Nathan até o fim de 2020.

De reforços, o Galo contratou na parada para a Copa América o lateral-esquerdo uruguaio Lucas Hernández e o volante paraguaio Ramón Martínez. O venezuelano Otero retorno de empréstimo do futebol árabe.