Na liderança do Campeonato Mineiro, o Atlético pode garantir vaga na semifinal da competição com uma vitória em cima do Cruzeiro neste domingo (6), no Mineirão, após uma combinação de resultados. Um triunfo alvinegro no confronto direto no topo da tabela pode dar mais tranquilidade ao time comandado por Antonio Turco Mohamed.
Com 19 pontos, o Galo tomou a liderança da Raposa na última rodada, quando venceu o Pouso Alegre por 3 a 2 fora de casa e o time celeste empatou com o Villa Nova em 2 a 2, na Arena Independência. Empatados em número de pontos, o Atlético leva vantagem em cima do Cruzeiro no saldo de gols: 13 contra oito, por isso, fica com a primeira colocação.
Para confirmar a classificação à semifinal do Estadual ainda na 9ª rodada, o Galo precisa, além de vencer o clássico, torcer por um tropeço do América, que enfrenta o Villa Nova, ou da Caldense, diante do Democrata-GV. Os dois jogos serão antes do clássico, com isso, o Galo já entra em campo sabendo da possibilidade - ou não - de já garantir vaga na fase seguinte. O Cruzeiro precisa da mesma combinação para confirmar a classificação de forma antecipada.
Com apoio da torcida, que deve lotar o Mineirão - mandante, o Galo tem direito a mais de 90% da carga disponível -, o Atlético terá uma motivação extra para buscar a vitória. O duelo de domingo, porém, promete ser equilibrado. Na temporada passada, no único encontro de Atlético e Cruzeiro em 2021, a Raposa acabou levando a melhor no Mineirão, embora o ano do Galo tenha sido mais vitorioso do que o da Raposa.
O atacante alvinegro, Eduardo Vargas, que pode ser um dos escolhidos por Antonio Turco Mohamed para começar a partida, falou sobre a experiência de jogar o seu segundo clássico da carreira, desde que chegou ao Galo no fim de 2020, e afirmou ser difícil cravar um favorito.
“A verdade é que sempre falamos que os clássicos são para ganhar, deixar a vida dentro de campo. Nós vamos com esse pensamento de ganhar, não só o clássico, mas vencer todas partidas que tivermos daqui para frente. Só que no clássico não há favorito, isso depende de como os times entram em campo nos primeiros minutos, a concentração e a gana de vencer", disse o atacante.