O Atlético, historicamente, sofreu com a lateral direita. Depois da afirmação de Marcos Rocha, na última década, o clube teve tranquilidade na posição e que se repete no momento atual com as presenças de Guga e Mariano no elenco.
Os dois dividem a lateral na atual temporada, mesmo com Mariano sendo considerado o titular da posição. Mas devido a questões físicas, Guga passou a ter boas chances e a corresponder, mantendo ou subindo o nível de atuações.
Tanto que no Brasileiro, Guga é o lateral-direito com maior nota Sofascore (7,26). Em cinco jogos, foram cinco passes decisivos, 40% de acertos nos cruzamentos, 11 desarmes, 32 bolas recuperadas, 7 interceptações, 66% dos duelos ganhos e nenhum cartão amarelo recebido.
Mariano vinha numa regularidade muito boa, tanto no Mineiro quanto na Libertadores, mas teve uma queda de rendimento diante do Coritiba, pelo Brasileiro. Depois, sofreu edema muscular, que o tirou de cinco jogos.
Mariano fez 13 jogos em 2002, enquanto Guga já entrou em campo na temporada 18 vezes.
Agora, diante do Independiente del Valle, do Equador, nesta quinta-feira (19), às 19h (de Brasília), no Mineirão, pela competição continental, o técnico Turco Mohamed tem os dois jogadores à disposição, já que Mariano está recuperado.
A tendência é que Guga seja mantido, porque Mariano realizou apenas dois treinos com o grupo. Mas independentemente de quem estiver em campo, o Atlético estará tranquilo em relação à lateral direita.